Politécnico de Lisboa promove regresso seguro ao ensino presencial

IPL

20 Abril 2021

Testagem no IPL

A instituição de ensino superior iniciou, no fim-de-semana, a testagem massiva a estudantes e staff docente e não docente da comunidade académica. Esta ação, que volta a acontecer nos dias 24, 25 e 2 de maio, insere-se no Programa de testagem CVP-Ensino Superior, promovido pelas Direções-Gerais da Saúde (DGS) e do Ensino Superior (DGES). Nos primeiros dias, foram realizados cerca de 3000 testes.

Testagem no IPL

O pavilhão Polidesportivo do Campus de Benfica do IPL, foi o local escolhido para receber os membros da comunidade académica, cuja adesão, “demonstrou o comprometimento e contributo de cada um para ultrapassar esta situação excecional que vivemos e que nos permitiu alcançar o número de testes realizado”. Quem o diz é Anabela Graça, pró-presidente do IPL para a Saúde.

Testagem no IPL

No primeiro fim-de-semana da ação de rastreio, estiveram envolvidos mais de 50 voluntários, entre estudantes, docentes e não docentes do Politécnico de Lisboa e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Os postos de colheita, esses estiveram a cargo da ESTeSL, com o apoio voluntário de várias outras escolas do universo IPL.

Ainda que a ação tenha começado a 16 de abril com a testagem na residência de estudantes Maria Beatriz, os dias 17 e 18 foram destinados a quem iniciou o ensino presencial a 19 de abril.

Os testes são realizados de acordo com uma calendarização divulgada à comunidade. Estudantes, docentes e não docentes inscrevem-se através de um formulário difundido por email, uma vez que os testes são gratuitos e voluntários.

Anabela Graça, pró-presidente do IPL para a Saúde

Anabela Graça, faz um balanço “muito positivo do arranque de testagem”. A dirigente diz ter existido “um trabalho extraordinário de todos os voluntários envolvidos”. Assegura que o Politécnico de Lisboa está a mobilizar todos os recursos necessários para prevenir eventuais cadeias transmissoras do vírus e minimizar eventuais contágios.

Testagem no IPL

Dos cerca de 3000 testes efetuados apenas um teve resultado positivo. Os testes com resultados inconclusivos foram todos alvo de repetição. De acordo com os números fornecidos pela presidência do IPL, foram realizados 75% dos testes previstos para o dia 17 de abril (sábado) e 65%, para 18 de abril (domingo).

Testagem no IPL

Esta iniciativa visa preparar a retoma segura e tranquila das atividades presenciais de aproximadamente 14 mil estudantes, 361 docentes e mais de 350 funcionários não docentes do Politécnico de Lisboa.

Reportagem SIC:

Reportagem CMTV: