Instituto Politécnico de Lisboa

Politécnico de Lisboa recebe primeiro dia da XXIX Conferência AULP

IPL

3 Julho 2019

Politécnico de Lisboa recebe primeiro dia da XXIX Conferência AULP

O Politécnico de Lisboa (IPL) recebeu mais de 200 participantes no primeiro dia da XXIX conferência da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP), que decorre até 5 de julho, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), no Campus de Benfica do IPL.

A conferência é coorganizada pelo Politécnico de Lisboa e pela AULP, tendo como objetivo o debate da "Arte e Cultura na identidade dos povos", explorando as temáticas da Arte e Cultura, Saúde e Tecnologia, Educação e Coesão Social e Comunicação e Política.

Manuel Heitor

Na sessão inaugural esteve presente o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira, para além do presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, e do presidente da AULP, Orlando da Mata.

Manuel Heitor alertou para a "contínua transformação do ensino superior, e para a necessidade de diversificar e especificar o ensino superior para alargar a base social ". O governante expressou, ainda, a necessidade de continuar a promover a ciência em português e a cooperação entre as instituições de ensino superior de língua portuguesa, na promoção do intercâmbio de estudantes e docentes, bem como na possibilidade da criação de graus em comum.

Manuel Heitor aproveitou a ocasião para anunciar o acesso livre e aberto a todas as instituições de ensino superior de língua portuguesa, ao "supercomputador", projeto sob alçada da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia e instalado na Universidade do Minho, que pretende dar acesso à super computação, bem como irá permitir o desenvolvimento de novas competências digitais.

Elmano Margato, agradeceu a presença das várias instituições de ensino superior (IES) presentes, referindo o importante contributo que todas as IES de língua portuguesa podem dar, nomeadamente na promoção de uma sociedade mais culta, mais justa e mais próspera. O presidente do IPL, referiu, ainda, a importância da mobilidade académica entre países de língua portuguesa, afirmando ser "um passo decisivo para os nossos povos".

O presidente da AULP, Orlando da Mata, também ressaltou a implementação do programa de mobilidade académica da AULP, que permite o intercâmbio de estudantes de países de língua portuguesa.

AULP sessão inaugural

Durante a tarde, foi possível aos participantes assistirem às inúmeras comunicações apresentadas nas sessões paralelas, que tiveram como tema, a "Arte e Cultura".

Os participantes puderam assistir, hoje, ao momento musical proporcionado pelo estudante da ESML, José Pedro Ribeiro, que interpretou duas peças ao piano. e à projeção do documentário "Rhoma Acans", da premiada realizadora Leonor Teles, diplomada da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC).

Consultar Programa

Texto LR/GCI
Imagem MR/ Estagiária GCI