Instituto Politécnico de Lisboa

Resultados dos Prémios Científicos e de Relevância na Comunidade

IPL

28 Abril 2020

Prémios

O Politécnico de Lisboa e a Caixa Geral de Depósitos, atribuem, anualmente, desde 2017, Prémios Científicos com o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente. Os resultados de 2020 foram dados a conhecer, hoje, pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL.

IPL CGD

Os prémios IPL CGD são constituídos por Prémios de excelência e Diplomas de Mérito para as grandes áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa: Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias e são constituídos por um Prémio de Excelência e por um máximo de quatro Diplomas de Mérito para cada uma das áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa.

O júri, constituído para cada uma das áreas, efetua a seriação dos candidatos, de acordo com uma fórmula baseada na quantidade e qualidade da produção cientifica realizada nos últimos três anos, estabelecida no Regulamento dos Prémios.

Prémios de Excelência

Artes
Ricardo Nuno Futre Pinheiro (ESML)

Ciências Sociais
Ricardo Pereira Barradas (ISCAL)

Tecnologias e Engenharias
Luís Manuel Faria da Rocha Evangelista (ISEL)

Diplomas de Mérito

Ciências Sociais
Maria José Lampreia Dos-Santos (ESCS)
Francisco José Nicolau Domingos (ISCAL)
Irene Maria Arraiano (ISCAL)
Filipe Montargil (ESCS)

Tecnologias e Engenharias
José Firmino Aguilar Madeira (ISEL)
Elisabete Clara Amaral Alegria (ISEL)
Maria Paula Alves Robalo (ISEL)
Carla Sofia Costa Viegas (ESTeSL)

O Prémio de Excelência traduz-se na atribuição de uma bolsa no valor de até 1500€, a gerir pelo vencedor, para custear a sua atividade de investigação, desenvolvimento, inovação ou criação artística.

Prémio relevância

O IPL iniciou, em 2017, a atribuição dos Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade, que visam reconhecer o trabalho dos trabalhadores docentes, não docentes e investigadores, na sua relação com a comunidade, nas situações em que existe uma interação, clara, através do trabalho desenvolvido, da Unidade Orgânica ou IPL para a sociedade.

Este prémio surge pela necessidade, contínua, de uma interação com a comunidade para a afirmação e desenvolvimento, através da identificação de novos problemas e na procura de soluções, da transferência de conhecimento, e da disseminação da ciência, da tecnologia e das artes

O Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade é constituído por um Prémio de Excelência para cada grande área do conhecimento e prática do Politécnico de Lisboa.

O júri decide a atribuição dos prémios, elaborando uma lista ordenada de candidatos, com base na atividade desenvolvida nos três anos anteriores, para cada área de conhecimento e prática, estabelecida pelo Regulamento. O mérito da candidatura assenta em dois critérios: relevância internacional e nacional dos trabalhos apresentados e reconhecimento, explícito, do trabalho desenvolvido por parte dos atores sociais, nomeadamente, prémios, distinções, críticas artísticas e literárias, ou outras formas de reconhecimento social.

Prémios de Excelência

Artes
Luís Bernardo Silva Tinoco (ESML)

Diplomas de Mérito

Tecnologias e Engenharias
António Serrador (ISEL)
Nuno António Juliano Cota (ISEL)
Nuno Miguel Machado Cruz (ISEL)
Nuno Miguel Soares Datia (ISEL)

O Prémio de Excelência consiste na atribuição de uma bolsa no valor de 1500€, a gerir pelo vencedor, para custear a sua atividade de desenvolvimento, inovação, criação ou colaboração com a comunidade.

Texto de CSS/GCI IPL