Instituto Politécnico de Lisboa

Sandra Resende, Especialista em Dança, com Louvor

ESD

24 Julho 2019

Sandra Resende

A docente da Escola Superior de Dança, realizou provas para obtenção de título Especialista na área, no dia 17 de julho, ao abrigo do acordo de associação entre os Politécnicos de Lisboa, Leiria e do Porto. Para as provas, a candidata apresentou um trabalho de natureza profissional intitulado "As capacidades interpretativas e a relação interativa entre coreógrafo e intérprete: retrospetiva de uma carreira de Bailarina de Dança Clássica, Neoclássica e Contemporânea".

Sandra Resende

O júri, constituído por Paulo Morais-Alexandre, pró-presidente do IPL para as Artes, Vanda Nascimento, diretora da Escola Superior de Dança, Marisa Barroso, docente do Politécnico de Leiria e Cláudia Oliveira docente do Politécnico do Porto e por Liliana Mendonça e Fernando Duarte, coreógrafos, decidiu, por unanimidade, atribuir um voto de louvor, "pela carreira internacional absolutamente excecional que Sandra Resende teve enquanto bailarina, mas também por todo o seu currículo inspirador, pelo trabalho apresentado e pela forma brilhante como ambos foram defendidos".

Sandra completou o curso de 8 anos na Escola de Dança do Conservatório Nacional, para além do curso de dois anos do “Executive Department” da Academia Vagánova, com especialização em Ballet Clássico. 

Sandra Resende

A bailarina já trabalhou em inúmeras companhias de Dança internacionais, como Mali Theater, Europa Dance, Companhia Nacional de Bailado, Northern Ballet Theatre, Gregor Seyfert Compagnie, Landesbuhne Sachsen e Hagen Ballet. No seu percurso participou em vários repertórios de ballet, mas também em novas criações coreográficas.

Atualmente, Sandra Resende ensina Dança Clássica na Escola Superior de Dança, onde em 2016 obteve o grau de Mestre em Ensino da Dança. Paralelamente, no ano letivo 2018/2019 foi professora de Técnica de Dança Clássica na Escola de Dança do Conservatório Nacional.