Simpósio Internacional de Didática das Ciências Sociais na ESELx

ESELx

11 Abril 2019

30.º Simpósio

A iniciativa decorre de 8 a 11 de abril, resultado da parceria entre a Associação Universitária de Professores de Didática das Ciências Sociais (AUPDCS) e a Escola Superior de Educação de Lisboa. Com o tema "Ensinar e aprender em Didática das Ciências Sociais", o XXX Simpósio pretende propor a investigação, reflexão e partilha de experiências nesta área.

ESELx

A Escola Superior de Educação de Lisboa foi o local escolhido para a realização da 30.ª edição do Simpósio, tendo contado com o apoio do Politécnico de Lisboa para a realização da iniciativa.

No dia 9 de abril, na inauguração oficial do evento, esteve presente, em representação do presidente do Politécnico de Lisboa, a vice-presidente Ana Cristina Perdigão, que ressaltou a importância deste tipo de iniciativas de âmbito internacional, e  a relevância dos mesmos para o estabelecimento de protocolos entre instituições. Presentes na mesa de abertura estiveram também Maria João Barroso Hortas da Comissão Organizadora e Nicolás de Alba, presidente da AUPDCS.

Simpósio

A escolha do tema do Simpósio, segundo a Associação Universitária de Professores de Didática das Ciências Sociais, teve por base encontrar respostas possíveis aos desafios colocados à formação de professores em Didática das Ciências Sociais, considerando as mudanças políticas, económicas, sociais e culturais atuais. Segundo os profissionais da área, a Didática das Ciências Sociais deve continuar a afirmar-se como uma importante componente da formação inicial e contínua de professores, pela investigação e reflexão que produz a partir das suas práticas, quer nas universidades, quer nas escolas básicas e secundárias.