Instituto Politécnico de Lisboa

Sobrinho Teixeira: Aquilo que é hoje o país, não o seria sem o Politécnico"

ISCAL

23 Maio 2019

secretário de Estado do Ensino Superior

Foi uma das mensagens deixadas pelo secretário de Estado do Ensino Superior, orador convidado da sessão de comemoração dos 260 anos do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL), que decorreu a 22 de maio.

Presidente do IPL

Sobrinho Teixeira centrou a intervenção no papel que instituições como o ISCAL tiveram na construção "da matriz do ensino politécnico". Esta ideia assenta no facto de, segundo o membro do Governo, estas terem "uma visão de utilidade e multiplicidade" para o nosso país.

Numa cerimónia dominada pela premente mudança de instalações do ISCAL do atual edifício para o Campus de Benfica do IPL, foram muitos os docentes, não docentes, estudantes e alumni da instituição e da comunidade académica do Politécnico de Lisboa (IPL), que quiseram juntar-se às comemorações no Auditório 1.

260 anos do ISCAL

Elmano Margato, presidente do IPL, centrou o discurso no que considera serem os vários binómios que estão na base do ensino: valor e representatividade, ensino e aprendizagem, ensino e investigação. O líder do Politécnico de Lisboa acredita que “não basta criar conhecimento novo, é preciso disseminá-lo”. “Esforçamo-nos por formar cidadãos que sejam, simultaneamente, profissionais competentes”, frisou, dirigindo-se aos estudantes e alumni do Politécnico de Lisboa.

Sobre o ISCAL, Elmano Margato ressaltou a convivência extracurricular professor/aluno existente no ISCAL, patente na forma empenhada como é feita a divulgação da instituição, junto dos alunos do secundário.

Aproveitando a presença do secretário de Estado, o presidente do IPL fez questão de referir o facto de ainda estar vedada à instituição que dirige, a atribuição do grau de Doutor. Num claro repto ao membro do Governo, Elmano Margato terminou dando conta à comunidade Iscalina, o ponto de situação da construção do novo edifício do ISCAL, para a qual pediu o apoio de Sobrinho Teixeira para rápida resolução.

260 anos do ISCAL

Por sua vez, o governante, assumiu perante a plateia o compromisso de pressionar a Direção Geral do Ensino Superior para dar o parecer final para o avanço das obras. Para Sobrinho Teixeira, o melhor argumento será a utilidade do atual edifício para a reconversão numa residência de estudantes, após a mudança para o Campus de Benfica do IPL.

Relativamente aos doutoramentos, o secretário de Estado transmontano, defende que os politécnicos têm qualidade para o fazer, facto sustentado no Decreto-lei 65/2018, aprovado pelo Governo, que será implementado na próxima legislatura.

Sobrinho Teixeira lançou, ainda, um desafio às instituições de ensino superior, a aposta na internacionalização, como contributo para uma necessidade nacional, “termos mais pessoas para colmatar a realidade demográfica”.

260 anos do ISCAL

O programa da comemoração dos 260 anos do ISCAL seguiu com um painel onde três alumni da instituição partilharam o percurso académico e profissional. Rita Piçarra, diretora financeira da Microsoft Portugal, Sara do Ó, Ceo do Grupo Your e Vítor Ribeirinho, vice-presidente da KPMG partilharam como a formação no ISCAL contribuiu para o sucesso no mercado de trabalho.

Orlando Gomes, presidente do ISCAL

Orlando Gomes, presidente do ISCAL, terminou a cerimónia com um apelo aos docentes, para que investiam na atualização e renovação das práticas de ensino. Para o economista, as ferramentas e técnicas de comunicação disponíveis atualmente permitem processos ativos de partilha e interação que pode “transformar a sala de aula num local criativo”. Para Orlando Gomes, é fundamental para as instituições de ensino superior, “arriscar e inovar e ir de encontro às expetativas das novas gerações”.

Texto de CSS/GCI
Imagem de: MN/GCI

 

 

260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL 260 anos do ISCAL