Instituto Politécnico de Lisboa

Tesouro do ISEL no Museu de História Natural e da Ciência

ISEL

23 Julho 2012

Tesouro do ISEL no Museu de História Natural e da Ciência

A Coleção exposta divide-se nos ramos da física Acústica (Calor e Termodinâmica); Eletromagnetismo e Electroestática; Hidrostática e Hidrodinâmica, Mecânica e Ótica. Dela fazem parte instrumentos científicos com origem no Museu Tecnológico do Instituto Industrial de Lisboa, antecessor do atual ISEL, a comemorar 160 anos. Trata-se por isso de uma coleção oitocentista do Museu de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, que se distingue pelo interesse histórico-científico e testemunho do ensino das ciências em Portugal.

Na inauguração da exposição, o diretor da Unidade de Museus da Universidade de Lisboa, José Pedro Sousa Dias, salientou a importância da iniciativa, possível, graças o protocolo estabelecido com o ISEL, em 2008.

O evento contou a presença do reitor da UL, António Nóvoa, da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, dos vice-presidentes do Instituto Politécnico de Lisboa, Lurdes Serrazina e Manuel Correia, e em representação do ISEL, Manuela Vieira, presidente do Conselho Técnico-Científico. A quem se juntaram inúmeros docentes do ISEL e de outras unidades orgânicas do IPL.

Da Comissão Científica da Exposição fazem parte António Casaca, António Silvestre e Catarina Leal, membros da Área Departamental de Física do ISEL.

A exposição tem entrada livre e pode ser visitada .