Instituto Politécnico de Lisboa

Via Verde recebe troféu da Ordem dos Engenheiros

ISEL

28 Junho 2012

Via Verde recebe troféu da Ordem dos Engenheiros

A tecnologia do sistema Via Verde, resultado de uma parceria do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa com a Brisa Inovação, foi reconhecida pela Ordem dos Engenheiros, com o prémio de Obra de Engenharia Informática, no dia 16 de Março. Luís Osório, professor do ISEL, e Sales Gomes, Ceo da Brisa Inovação, subiram ao palco do Convento do Beato para receber o troféu na gala comemorativa dos 75 anos da Ordem dos Engenheiros.

“Originalidade, inovação tecnológica e solução amiga do utilizador” foram as caraterísticas da Via Verde, o sistema de portagem eletrónica, que ponderaram na atribuição do prémio, disse Carlos Mineiro Aires, presidente do conselho diretivo da região sul, em declarações à revista Politecnia.

O Convento do Beato, onde, pela primeira vez, funcionou em Portugal uma máquina a vapor, quando o espaço era utilizado para fins industriais, foi o local escolhido para festejar os 75 anos da Ordem dos Engenheiros.

Vestidos a rigor 850 engenheiros, presentes na gala, foram recebidos pela tuna masculina do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa à medida que desfilavam na passadeira vermelha. Lá dentro, a tuna feminina do Instituto Superior Técnico atuou na escadaria monumental.

No claustro principal, onde foi servido o jantar, Carlos Mineiro, presidente do conselho diretivo da região sul da Ordem, fez a abertura das comemorações congratulando os inúmeros profissionais de engenharia pela presença no evento.

“Portugal reconhece o mérito dos engenheiros”, disse Miguel Relvas, ministro-adjunto e dos assuntos parlamentares, impossibilitado de estar presente, por razões profissionais, dirigiu uma mensagem aos convidados da gala onde recordou ainda o papel dos engenheiros em obras, que fazem parte da memória do país, dando o exemplo da construção dos caminhos-de-ferro.