Instituto Politécnico de Lisboa

Conselho geral

O conselho geral é um dos órgãos de gestão do Instituto Politécnico de Lisboa. Constituído por 33 elementos: 17 professores e investigadores; 5 alunos; 1 funcionário, e 10 são personalidades externas convidadas. Promover a inserção na comunidade; ligação às atividades profissionais e empresariais, correspondentes à área de atuação das escolas do IPL, contribuindo para uma sólida formação profissional do ensino superior, são os principais objetivos da presença destes membros exteriores.

Uma das funções mais importantes do conselho geral é a eleição do presidente do IPL. Este órgão de gestão propõe iniciativas que considere necessárias ao bom funcionamento da instituição; elege o provedor do estudante, mediante proposta da federação académica do IPL e aprova o regulamento das suas atividades; autoriza o estabelecimento de consórcios; e homologa o regulamento disciplinar dos estudantes.

Sob proposta do presidente do IPL, o conselho geral aprova e fiscaliza a concretização do plano de atividades e o plano de ação para o quadriénio do mandato do presidente. Compete ao conselho geral a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição nos planos científico, pedagógico, financeiro e patrimonial; pode ainda criar, transformar, cindir, fundir ou extinguir unidades orgânicas. É da responsabilidade deste órgão de gestão a homologação da proposta de orçamento; as contas anuais consolidadas. Tem competências para fixar propinas devidas pelos estudantes; propor ou autorizar a aquisição ou alienação de património imobiliário da instituição, bem como as operações de crédito.

O conselho geral reúne-se quatro vezes por ano. O presidente do IPL pode ser convidado para as reuniões, sempre que se entenda que a sua presença é relevante, mas não tem direito de voto.

Atas

2016

2015

Consultar atas anteriores

 Documentos

2017
Eleição representantes estudantes Conselho Geral IPL