Instituto Politécnico de Lisboa

Recursos Pedagógicos

Seguindo as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e do Governo, relativas à COVID-19 foram suspensas as atividades letivas presenciais nas Unidades Orgânicas do Politécnico de Lisboa, durante um período definido como adequado.

Durante este período de suspensão de atividade letiva, aos docentes cabe preparar e implementar estratégias alternativas de ensino e avaliação.

Para a viabilização da realização do ensino à distância estão disponíveis e em permanente atualização, recursos pedagógicos na página do IPLNet.

Ferramentas Institucionais

Tutoriais

Moodle
Colibri - Docentes
Colibri - Estudantes

Ferramentas não institucionais

Moxtra
Aplicação Android/iOS que permite comunicar, compartilhar e colaborar com grupos de estudantes, amigos, colegas de trabalho ou clientes. Tem a possibilidade de partilhar documentos, anotar, colocar comentários, conversar e reunir online de uma forma contínua.

SeeSaw
Permite o desenvolvimento de portfolios digitais. Neste caso os estudantes podem postar os seus trabalhos e os professores comentarem constituindo inclusivamente Blogs Científicos das matérias abordadas.

Webex
Ferramenta da Cisco de backup à plataforma Colibri. É um serviço idêntico que disponibiliza um ambiente propício para a realização de aulas e reuniões à distância. A plataforma é um ponto central de colaboração que permite realizar sessões de videoconferência com 100 participantes de forma gratuita.

Kahoot
Serviço de questionários multiplataforma online usaso para dinamizar as aulas online através de quizz competitivos, com o objetivo de estimular a participação dos estudantes.

Leucodiff (Saúde)
Ferramenta destinada a estudantes de Hematologia que procurem um reforço ao seu estudo. Composta por uma base de dados com mais de 3000 imagens, na qual os utilizadores podem ver a definição de vários Leucócitos e até mesmo compará-los. A aplicação está também equipada com 30 casos reais de amostras de sangue, de modo a que os utilizadores sejam capazes de executar a Fórmula Leucocitária.