Instituto Politécnico de Lisboa

Poliempreende

O Poliempreende é uma rede de empreendedorismo do ensino superior politécnico, dentro da qual se destaca o concurso de ideias e projetos de vocação empresarial, cujo objetivo é o de incutir e estimular o empreendedorismo, contribuindo para o enriquecimento curricular dos seus participantes, e proporcionar saídas profissionais de preferência através da criação do próprio emprego.

Promovida pelos quinze institutos politécnicos portugueses, pelas escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Náutica Infante D. Henrique) e, pelas escolas politécnicas das universidades de Aveiro e do Algarve. O concurso integra duas componentes: a regional e a nacional, tal como previsto no Regulamento.

A nível regional, cada instituto politécnico promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados. Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos ao concurso nacional, cuja coordenação é rotativa, cabendo ao Instituto Politécnico de Portalegre a responsabilidade pela 15.ª edição do Poliempreende.

Paralelamente ao Poliempreende, no intuito de despertar mentes e ideias que possam resultar na elaboração do plano de negócios decorrem, no Instituto Politecnico de Lisboa, um conjunto de Seminários de Empreendedorismo, nomeadamente no âmbito da Motivação & Ideias, Modelos de Negócio e Plano Financeiro.


Casos de sucesso no IPL

  • Ahua, projeto vencedor regional do 8.º Poliempreende e detentor de Menção Honrosa no concurso nacional.
  • Belmont Electronics, projeto segundo classificado na 8.ª edição do concurso regional Poliempreende.
  • Bad Behavior, projeto vencedor regional do 7.º Poliempreende e segundo classificado no concurso nacional da mesma edição.
  • Cardiorespira, projeto terceiro classificado no 9.º Poliempreende.

  • Cruz Bueno, projeto segundo classificado na 10.ª edição do Poliempreende.
  • Formigarium, projeto criado pela equipa Unibox, que venceu o concurso regional do 9.º Poliempreende e obteve o terceiro lugar do concurso nacional.


Apoios e patrocínios