Instituto Politécnico de Lisboa

Poliempreende

O Poliempreende é uma rede de empreendedorismo do ensino superior politécnico, que integra atualmente 21 instituições e que promove como principal iniciativa um concurso de ideais e projetos inovadores. O objetivo é estimular o espírito empreendedor, contribuindo para o enriquecimento curricular e capacitação dos participantes, a criação de novas empresas e o arranque de atividades profissionais.
Desde 2008, ano da 1.ª participação do Politécnico de Lisboa, o concurso desenvolve-se em duas etapas, inicialmente a nível regional e posteriormente numa final nacional, tal como previsto no Regulamento.

A nível regional, e à semelhança das outras instituições participantes, o Politécnico de Lisboa leva a concurso o conjunto de projectos submetidos, selecionando e premiando os três melhores classificados. Destes, o projeto vencedor representa a instituição no Poliempreende, organizado anualmente por um dos institutos e escolas não integradas que fazem parte da rede.

No Politécnico de Lisboa, o desenvolvimento dos projetos e a apresentação de candidaturas é acompanhada e apoiada em contextos formativos diversos, nomeadamente em ações de sensibilização e motivação, em unidades curriculares específicas existentes nos planos curriculares, em tutorias e num bootcamp, ação imersiva onde podem ser aperfeiçoados os planos financeiros, de negócios e as técnicas de comunicação e de marketing. O conjunto destas ações integra o programa ACE – Academia de Inovação, Criatividade e Empreendedorismo do Politécnico de Lisboa.

 

Casos de sucesso no IPL

  • Ahua, projeto vencedor regional do 8.º Poliempreende e detentor de Menção Honrosa no concurso nacional.
  • Belmont Electronics, projeto segundo classificado na 8.ª edição do concurso regional Poliempreende.
  • Bad Behavior, projeto vencedor regional do 7.º Poliempreende e segundo classificado no concurso nacional da mesma edição.
  • Cardiorespira, projeto terceiro classificado no 9.º Poliempreende.

  • Cruz Bueno, projeto segundo classificado na 10.ª edição do Poliempreende.

Apoios e patrocínios