Instituto Politécnico de Lisboa

Acreditação dos Cursos

Acreditação

A A3ES tem competência para avaliar e acreditar os ciclos de estudos em funcionamento, bem como os novos ciclos de estudos ministrados nas Instituições de Ensino Superior, conforme legislação em vigor.

Após o início do seu funcionamento, em 2009, todos os ciclos de estudos em funcionamento (CEF) do IPL foram objeto de acreditação preliminar ou de acreditação prévia, no caso dos novos ciclos de estudos (NCE) criados a partir de 2010, de acordo com o fixado no Regulamento dos procedimentos de avaliação e de acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos.

Desde o ano letivo 2011/2012 que decorre o 1.º ciclo de avaliações regulares a ciclos de estudos em funcionamento (CEF) no IPL, que termina no ano letivo 2015/2016.

Atualmente, já foram submetidos para avaliação pela A3ES um total de 34 ciclos de estudos em funcionamento no IPL, dos quais, 15 licenciaturas e 19 mestrados. Destes, 24, obtiveram acreditação favorável e os restantes processos estão ainda a decorrer. Nos próximos anos letivos 2014/2015 e 2015/2016 serão avaliados os restantes ciclos de estudos em funcionamento no IPL, o que corresponde a 20 licenciaturas e 17 mestrados.

Anualmente, no prazo determinado pela A3ES, são também submetidos pelo IPL pedidos de acreditação prévia de novos ciclos de estudos. Desde 2009, foram realizados 17 pedidos, 6 para cursos de licenciatura e 11 para cursos de mestrados a lecionar nas Unidades Orgânicas do IPL. Destes, 11 obtiveram acreditação favorável do Conselho de Administração da A3ES. Os processos submetidos a acreditação prévia em 2013 estão ainda a decorrer.

Os resultados dos processos de acreditação de CEF, de NCE e de ACEF, assim como os relatórios de autoavaliação, podem ser consultados a partir das áreas ministradas no IPL: