Instituto Politécnico de Lisboa

Auditoria SIGQ IPL

Auditoria SIGQ-IPL pela A3ES

Na prossecução dos seus objetivos estratégicos no âmbito da implementação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQ-IPL), o Instituto apresentou, em dezembro de 2013, candidatura ao processo de Auditoria a Sistemas Internos de Garantia da Qualidade (ASIGQ) da A3ES.

A participação das instituições de ensino superior é facultativa, sendo condição de candidatura a existência de um sistema interno de garantia da qualidade formalmente constituído e devidamente documentado, numa fase bastante avançada de implementação, de modo a que possam ser demonstradas evidências da eficácia do mesmo nas áreas de análise previstas no Manual para a Auditoria da A3ES.

Após apresentação de candidatura à A3ES, o IPL foi uma das instituições de ensino superior selecionadas para o processo ASIGQ 2014, tendo a visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) decorrido nos dias 6, 7 e 8 de outubro de 2014. (Programa da Visita)

O processo de auditoria ficou concluído em fevereiro de 2015, na sequência de decisão do Conselho de Administração da A3ES, tendo o SIGQ-IPL obtido a certificação, pelo período de 2 anos.

O resultado pode ser consultado no sítio da internet da A3ES.

No âmbito da “certificação condicional”, o IPL apresentou à A3ES, em maio de 2016, o Relatório Anual de Progresso do SIGQ-IPL, no prazo fixado por aquela Agência. Em março de 2017, e de acordo com as orientações, foi elaborado e submetido à A3ES o Relatório de Follow-up.

Em janeiro de 2018, foi dado a conhecer ao IPL o parecer da Comissão de Avaliação Externaao relatório de Follow-up. Na sequência deste parecer, o Conselho de Administração decidiu prorrogar a certificação do Sistema Interno de Garantia da Qualidade do Instituto Politécnico de Lisboa pelo período de um ano.

Em março de 2019, e de acordo com as orientações da A3ES, o IPL procedeu à elaboração e apresentação do Relatório de Follow-up, com vista à verificação das condições fixadas no ato de certificação, bem como das recomendações emitidas aquando da prorrogação da certificação condicional.