Instituto Politécnico de Lisboa

Empregabilidade

A empregabilidade dos diplomados em cursos superiores e a correspondente taxa de desemprego tem vindo a tornar-se um tema incontornável no panorama do ensino superior em Portugal. 

A informação sobre a empregabilidade dos diplomados e a análise desta constitui um dos instrumentos utilizados desde sempre pelo Politécnico de Lisboa para atuar, de forma fundamentada, na adequação da sua oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho.

Segundo as estatísticas disponibilizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), via  DGEEC e a DGES , as taxas de desemprego registado entre os diplomados pelo Politécnico de Lisboa são baixas na quase totalidade dos cursos nele ministrados.

As unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa face ao seu histórico em termos das elevadas taxas de empregabilidade dos seus diplomados, resultado do sucesso destes junto das muitas entidades empregadoras, não tinha como objetivo urgente a necessidade de publicitar a taxa de empregabilidade dos seus diplomados, afinal essa estatística já estava publicada pela DGEEC e pela DGES para quem a pretendesse consultar. Esta situação tem vindo a alterar-se dado que, para além das iniciativas derivadas da consciência social sempre existente nas instituições de ensino superior (IES), tem vindo a ser criada legislação vária que obriga as IES, entre outros objetivos, a obterem mais estatísticas sobre este assunto, ao seu tratamento mais aprofundado e, sobretudo, à sua publicitação. 

Disponibiliza-se informação sobre indicadores acerca do desemprego registado com base nos dados agregados relativos ao período de 2000 a 2019, com realce para o período de 2015 a 2019.

Relatório empregabilidade IPL 2015-2019