Instituto Politécnico de Lisboa

Estrutura da Qualidade

O Sistema Interno da Garantia da Qualidade - IPL (SIGQ-IPL) tem como objeto implementar e autoavaliar o desempenho das diversas dimensões da missão institucional do IPL, monitorizando de forma sistemática todas as atividades desenvolvidas, produzindo indicadores, identificando situações e propondo ações quando tal se justifique. O SIGQ-IPL compreende:

1. O Conselho de Gestão da Qualidade do IPL (CGQ-IPL);
2. A Comissão Executiva para a Qualidade (CEQ-IPL);
3. Os órgãos do Sistema Interno de Garantia da Qualidade das UO (CEQ-UO e/ou CGQ-UO);
4. O Gabinete de Qualidade e da Acreditação (GQA-IPL), como estrutura de apoio.

O CGQ-IPL é composto pelos membros da CEQ-IPL e por dois representantes de cada uma das diferentes UO, sendo um da direção/presidência e outro da Comissão Executiva para a Qualidade da respetiva UO. Este Conselho integra ainda um representante dos Serviços da Presidência, da administração dos Serviços da Ação Social e um representante dos estudantes indicado pela Federação Académica do Instituto Politécnico de Lisboa.

A CEQ-IPL é composta pelo Presidente do IPL, que pode delegar num Vice-presidente, eventualmente, coadjuvado por um pró-Presidente e por um conjunto de docentes com perfil adequado nomeados pelo presidente. Esta comissão integra, ainda, o dirigente do Gabinete da Qualidade e da Acreditação (GQA) dos serviços da presidência do IPL.

O sistema de garantia da qualidade nas UO estrutura-se num único órgão de cariz executivo ou em dois órgãos, um de cariz executivo e outro consultivo, designados neste regulamento por CEQ-UO e CGQ-UO, respetivamente. O Presidente/Diretor da UO preside a estas estruturas, podendo delegar num dos seus vice-presidentes. Os restantes membros são nomeados pelo respetivo Presidente/Diretor ou integram-no por inerência dos cargos que exercem (a estrutura e composição para cada UO encontra-se descrita nos respetivos regulamentos da qualidade). O CGQ-UO tem necessariamente representantes dos docentes, funcionários não docentes e estudantes e envolve os vários órgãos de governo da UO. Quando existir um só órgão os docentes, funcionários não docentes e estudantes devem estar representados nele.

As competências das CEQ-UO e CGQ-UO são definidas nos regulamentos de qualidade de cada UO que asseguram a consecução dos objetivos gerais do SIGQ-IPL.