LLMCP LisPan - Living Lab para Conteúdos e Plataformas de Media - Painel de Utilizadores de Internet na região de Lisboa

Designação do projeto

Código do projeto LISBOA-01-0145-FEDER-023937

Objetivo principal OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Sumário

O projeto centra-se na exploração e compreensão do comportamento online dos indivíduos, incluindo os fenómenos de media multitasking, através de um painel de utilizadores da Internet na região de Lisboa.

Este projeto consiste, em grande medida, na evolução natural de um pequeno piloto em desenvolvimento no Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e baseado na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS).

É proposto que este piloto seja alargado em duas dimensões fundamentais: i) o âmbito e o número de utilizadores, criando um painel com uma amostra de utilizadores da Internet em Lisboa, permitindo obter conclusões relevantes e ii) alargando o âmbito técnico do painel, aumentando o número de browsers e aplicações utilizadas no acesso à Internet.

Isto permitirá trabalhar em soluções para problemas em 3 áreas (combinando vários projetos distintos, anteriormente independentes).

Na primeira, serão desenvolvidos e partilhados publicamente dados sobre media multitasking e informação relacionada (como audiências online ou métricas sobre crossmedia, por exemplo), centrados no utilizador (perspetiva user-centric). Esta dimensão é particularmente relevante para os parceiros na área de media.

Um segundo problema consiste na estratégia e planeamento de comunicação de instituições públicas. As instituições públicas parceiras do projeto utilizarão esta informação para melhorar o seu conhecimento da forma como os cidadãos (lado da “procura”) acedem a informação online, sobretudo no que respeita à cidade e ao seu território. Esta informação será cruzada com estatísticas de servidor (lado da “oferta”) dos sítios Internet e das redes sociais digitais geridas pelas instituições, bem como com resultados da pesquisa qualitativa realizada no decurso do projeto, de modo a melhorar a forma como as instituições comunicam com os Cidadãos, através das diversas plataformas utilizadas.

Uma terceira área para a qual este projeto contribui consiste na qualidade de vida e bem-estar da população senior. O painel incluirá uma sobreamostragem (oversampling), na freguesia de São Domingos de Benfica, incidindo sobre utilizadores seniores da Internet. Será desenvolvido junto destes utilizadores um piloto funcional que permita identificar alterações relevantes da rotina online dos utilizadores e que possam constituir, simultaneamente, potencialmente a origem de sinais de alarme.

Região de intervenção Centro, Lisboa, Alentejo

Instituição Proponente Instituto Politécnico de Lisboa

Instituições Participantes Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico Santarém e Innovation Makers.

Investigador responsável Filipe Montargil | fmontargil@escs.ipl.pt

Equipa Sandra Miranda, Vitor Rodrigues, Mário Rodrigues, Filipe Mota Pinto, Jorge Souto, Sandra Pereira, Maria José Mata, João Abreu, Fernanda Bonacho, Ana Teresa Machado e Paula Nobre.

Data de aprovação 22/12/2017

Data de início 22/03/2018