Alkis Raftis, da UNESCO, na Escola Superior de Dança

ESD

17 Fevereiro 2014

Alkis Raftis, da UNESCO na Escola Superior de Dança

Alkis Raftis, presidente do Conselho Internacional de Dança (CID) da UNESCO, esteve na Escola Superior de Dança de Lisboa, no dia 14 de fevereiro, no âmbito de uma visita à Portugal, com o objetivo de conhecer o que se faz no país nesta área. No encontro, onde esteve reunido com a direcção e alguns professores da escola, Alkis Raftis também deu a conhecer o trabalho desenvolvido internacionalmente pelo CID.

Personalidade reconhecida no universo da dança, Raftis é autor de mais de trinta livros sobre a dança. Através de inúmeras visitas que faz pelo mundo, difunde o tema e amplia os horizontes da dança na sociedade moderna, através da UNESCO.

Presidente da CID desde 2001, Raftis é formado em Engenharia, Sociologia Política, Sociologia do Trabalho e doutoramento em Administração de Empresas. Numa  entrevista para a Time Out, em abril de 2013, Alkis Raftis refere: "Há muitas danças que estão à beira da extinção. É importante fazer gravações de vídeo destas danças para as gerações futuras, reuni-los em uma biblioteca, e esperar até que as pessoas se interessem por elas. (…) A dança é uma forma de memória nacional".

O CID é uma organização não-governamental, reconhecida pela UNESCO e fundada em 1973, que representa todas as formas de dança no mundo. Fazem parte dela federações, associações, escolas, companhias de dança e artistas a título individual em 155 países.

Alkis Raftis na ESD

Texto de Charlene Uez