01.10.2012
campiao_teatrouniversitarioporto.jpg

Luís Miguel Patrício Campião, aluno do mestrado em Teatro – Escritas de Cena da Escola Superior de Teatro e Cinema, é o vencedor da 6.ª edição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia António José da Silva.

Com a peça “Nossa Senhora da Açoteia”, o autor português de 38 anos, conquistou o júri que decidiu por maioria entre os oito finalistas, quatro portugueses e quatro brasileiros. Do júri fizeram parte, João Brites, Manuel Coelho e Rita Blanco, de Portugal e Eloy de Araújo Faria, Ivone Hoffmann e Cristina Fagundes Galvão do Brasil.

O vencedor ganha um prémio monetário de 15 mil euros e a oportunidade de editar o seu texto, em Portugal e no Brasil. O prémio, criado em 2006, surge de uma colaboração entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, e da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Brasil. O objetivo é o de reforçar os laços culturais entre os dois países, promovendo a escrita dramática e incentivando o aparecimento de novos autores.