Passar para o conteúdo principal
imagem de uma planta pequena na palma de uma mão

Política Ambiental

O compromisso com a Sustentabilidade Ambiental e com a eficiência organizacional, exige a continuidade na implementação da desmaterialização de processos administrativos e académicos, nas mais diferentes áreas de ação do IPL.

A Sustentabilidade é um dos eixos estratégicos do IPL para o quadriénio 2021-2024, dentro dos qual se inserem vários compromissos assumidos perante a comunidade académica:

  • Apoiar as Escolas para manterem a bandeira verde de Eco-Escola e dinamizar o Eco-IPL, como promotor de boas práticas ambientais;

  • Promover ações de informação / divulgação sobre práticas sustentáveis, bem como, a realização de seminários / conferências a fim de promover a disseminação do conhecimento;

  • Aproveitar os programas de apoio para desenvolver projetos que contribuam para a redução do consumo energético e ações que promovam comportamentos mais sustentáveis no âmbito da comunidade IPL.

 

O IPL assume, assim, como prioritário um trabalho de apoio às escolas para a implementação do Programa EcoCampus, conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nas instituições de ensino superior (IES). A instituição iniciou, em 2019, com a assinatura da Carta de Compromisso da Rede Campus Sustentável, a concretização de objetivos e metas definidas e assumidas.

Face ao compromisso assumido, a instituição tem apostado na realização de seminários e conferências sobre a sustentabilidade ambiental contribuindo para uma cidadania mais ativa, no que diz respeito a um comportamento mais sustentável. Paralelamente promove iniciativas de sensibilização para o uso sustentável de água e energia e de práticas de alimentação saudáveis e sustentáveis.

Paralelamente, o IPL continua o processo de substituição de lâmpadas e equipamentos elétricos por outros mais eficientes e a promoção de uma mobilidade sustentável, através do incentivo e apoio à utilização de veículos elétricos.