Saber mais sobre o CLIC-IPL

O CLiC-IPL consolida algumas práticas já instituídas, como os cursos de português para os estudantes estrangeiros que frequentam as Escolas e Institutos do IPL que funcionavam, sob a responsabilidade da ESElx em coordenação com o GRIMA, estendendo esta formação de língua portuguesa também em cultura e hábitos culturais portugueses, de modo a facilitar a integração de cidadãos estrageiros em Portugal. A componente cultural funciona também em sentido inverso, como apoio aos estudantes portugueses que realizam mobilidade ERASMUS, oferecendo-se formação sobre cultura e hábitos culturais dos países de destino, de modo a facilitar a integração no país de destino. Esta formação poderá contar com a participação dos estudantes, docentes e não docentes incoming do IPL.

O CLiC-IPL aposta na diversificação da oferta formativa na área das línguas, constituindo um dos suportes da estratégia de internacionalização do IPL, seja como apoio aos seus estudantes portugueses que realizam mobilidade ERASMUS, seja como apoio na preparação da oferta de cursos conferentes de grau em língua inglesa oferecendo formação a docentes e funcionários nesta  “língua franca” da ciência, o que facilita a captação de estudantes internacionais oriundos de diversas partes do mundo e procede à certificaçã,  através dos meios legais disponíveis, dos conhecimentos linguísticos não certificados. O CLIC-IPl pretende desenvolver um serviço de apoio à tradução de documentos da IES e da produção científica dos docentes do IPL com vista à publicação internacional.