24.07.2023
Adélio Carneiro assume direção da ESML

No dia 24 de julho, decorreu nos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa, a tomada de posse do diretor da Escola Superior de Música de Lisboa, Adélio Carneiro, com a presença de vários membros da comunidade da Escola.

O presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, reconheceu o trabalho do anterior diretor, Miguel Henriques, ao conseguir “transformar a escola de excelentes executantes de música numa academia de ensino superior vocacionada para a música”. Pediu ao novo presidente para que, nos próximos quatro anos, se esforce em dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu sucessor, conseguindo gerir o dia a dia da escola, e perspetivando, em simultâneo, o futuro da escola.

Adélio Carneiro, Elmano Margato e Miguel Henriques

Adélio Carneiro comprometeu-se assumir o cargo com “enorme responsabilidade dando continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo professor Miguel Henriques”. O atual diretor da ESML recordou a oportunidade que teve em trabalhar com o docente num momento tão difícil que foi a pandemia reconhecendo o modo “exímio” como o docente Miguel Henriques soube gerir a situação.

Adélio Carneiro é docente da classe de tuba na Escola Superior Música de Lisboa e na Academia Nacional Superior de Orquestra. É membro fundador do Ensemble de Metais LxBrass, dos BrassFactory e membro do GMS – Quinteto de Metais. O músico apresentou-se a solo e em grupos de música de câmara, em Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Áustria, Hungria, Alemanha, Escócia e Holanda. Colabora regularmente com a Orquestra Metropolitana de Lisboa e Remix Ensemble – Casa da Música. Ao longo da sua carreira artística já trabalhou com os mais prestigiados tubistas mundiais: Philippe Legris, Michael Lind, Thierry Thibault, Melvin Coulberston, Oystein Baadsvik, Walter Hilgers, Roger Bobo, Guy Michel, Simon Styles, Shmuel Hershko, Oren Marshall, Gene Pokorny, Miguel Moreno, Alessandro Fossi, Steven Mead, Eduardo Nogueroles, Andreas Hofmeir, Stéphane Labeyrie e Daniel Perantoni.

Flickr photos from the Tomada de Posse do novo diretor da ESML album.

Tomada de Posse do diretor da ESML by Politécnico de Lisboa

Tomada de Posse do diretor da ESML by Politécnico de Lisboa uploaded on 02 Aug 2023

Ver a galeria no flickr

Texto de VG/GCI IPL