06.12.2023
III Encontro Nacional - Universidade Europeias

Com o objetivo de divulgar e de apoiar as instituições de ensino superior nacionais na preparação de candidaturas à iniciativa das Universidades Europeias, a Agência Erasmus+ Educação e Formação promoveu, no dia 24 de novembro, na Universidade do Minho, em Braga, o III Encontro Nacional – Universidades Europeias.

O Politécnico de Lisboa foi uma das instituições convidadas a partilhar a sua experiência sobre a submissão da candidatura da rede U!REKA - Urban Research and Education Knowledge Alliance (U!REKA) à European Universities Initiative (EUI), denominada UREKA!SHIFT, que foi selecionada para financiamento no concurso 2023.

III Encontro Nacional das Universidades Europeias

O Pró-presidente do IPL para a Internacionalização e Cooperação Internacional, Fernando Melício, deu a conhecer a U!REKA SHIFT European University que, enquanto um consórcio de universidades de ciências aplicadas, apresenta uma abordagem de ensino-aprendizagem baseada em desafios e na colaboração, assente num trabalho de envolvimento e co-criação entre a comunidade académica e as comunidades. Esta Universidade Europeia tem como propósito criar um ecossistema colaborativo de instituições de ensino superior localizadas em cidades europeias – Lisboa, Amsterdão, Frankfurt, Gent e Helsínquia, que permita a criação de sinergias de conhecimento e de abordagens inovadoras, contribuindo para os objetivos definidos pela União Europeia para a neutralidade carbónica e cidades inteligentes

Para além do IPL, também a Universidade da Beira Interior e a Universidade do Minho partilharam a sua experiência enquanto membros das Universidades Europeias, Universitas Montium (UNITA) e Arqus European University Alliance, respetivamente.

Sendo meta da Comissão Europeia alcançar pelo menos 60 alianças de universidades europeias até meados de 2024, foi lançado o quinto convite à apresentação de propostas Erasmus+ para apoiar a continuação da implementação da iniciativa Universidades Europeias.

Reportagem fotográfica: Universidade do Minho