03.07.2023
U!reka

A candidatura submetida pela Urban Research and Education Knowledge Alliance (U!REKA) à European Universities Initiative (EUI), denominada UREKA!SHIFT foi selecionada pela Comissão Europeia para financiamento no concurso 2023 da European Universities Initiative (EUI).

A decisão da Comissão Europeia permite ao consórcio U!REKA, do qual o Politécnico de Lisboa faz parte, fundar uma European University Alliance, cofinanciada oficialmente pelo Erasmus+, dentro de uma rede alargada de parceiros com uma visão comum no campo da neutralidade carbónica. Das 65 candidaturas recebidas, foram selecionadas 20 alianças, envolvendo mais de 250 instituições de ensino superior.

O resultado advém da candidatura realizada pela U!REKA, em janeiro deste ano, à EUI 2023 call, que tem como objetivo conseguir uma ambiciosa colaboração entre redes de instituições e parceiros externos escolhidos de entre ecossistemas locais. No site oficial da Comissão Europeia, foi divulgado que “as Universidades Europeias são alianças transnacionais que vão abrir caminho para as universidades do futuro, promovendo os valores e identidade europeus e revolucionando a qualidade e a competitividade do ensino superior europeu”.

A candidatura, intitulada U!REKA SHIFT - Sustainable, Human, Inclusive, Future-proof Transition tem o propósito de estabelecer uma colaboração estratégica e estrutural, a longo prazo, que integre a educação e a investigação numa Universidade Europeia, tendo como foco, contribuir para o desenvolvimento sustentável, a transição humana, inclusiva e preparada para o futuro das cidades inteligentes e neutras no Clima.

Sendo um consórcio de universidades de ciências aplicadas, este consórcio está mais orientado para a prática e apresenta uma forte interligação entre ensino, prática e investigação. Os objetivos estão totalmente alinhados com a Estratégia Europeia para as instituições de ensino superior, com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e com a missão da UE sobre 100 Cidades Inteligentes e Neutras no Clima.

Sobre a U!REKA

As ambições do consórcio U!REKA assentam na identidade e objetivos que unem os parceiros a fim de capacitar os estudantes e formandos com competências necessárias para a vida profissional. A responsabilidade relativamente aos ecossistemas está no centro de todas as ações da U!REKA e está patente, quer na educação, quer na Investigação e Desenvolvimento. Os futuros profissionais vão contribuir para uma Europa mais inclusiva e intercultural. A U!REKA compromete-se a fortalecer a qualidade e visibilidade da educação profissional europeia no mercado mundial de talentos.

Parceiros U!REKA

Amsterdam University of Applied Sciences (Netherlands)
Edinburgh Napier University (United Kingdom)
HOGENT University of Applied Sciences and Arts (Belgium)