18.12.2014
10669001_10203241881469694_5307747610701286419_o.jpg

Catarina Fernandes Martins é a autora do texto "O homem que matou um homem e encontrou Saramago na prisão", um dos vencedores nos prémios que distinguem, anualmente, os melhores trabalhos nas várias vertentes do jornalismo.

A exercer funções como jornalista no "Observador", foi durante o estágio no "Público" que escreveu o trabalho que lhe valeu o reconhecimento. Licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, Catarina fez o curso Digital Multimedia Storytelling na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Inspirada em Simão Martins Barata, condenado a oito anos de cadeia pela morte de um homem, que descobriu nas palavras de José Saramago força, Catarina conquistou espaço na Revista 2 do Público.

Com o desejo de ser jornalista desde sempre, Catarina Martins viu no prémio a confirmação da sua paixão pelo jornalismo. Depois de ganhar o prémio, Catarina pediu à Comissão da Carteira Profissional que levantasse a proibição, anunciada no último verão, de os jornais publicarem textos assinados por estagiários em estágios curriculares.

Fotos cedidas por Catarina Martins