Skip to main content

Fundada em novembro de 2013, pelo antigo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, a Plataforma Global para Estudantes Sírios tem vindo a acolher dezenas de estudantes no âmbito de um programa de emergência de bolsas de estudos e oportunidades académicas para jovens, do qual o Politécnico de Lisboa é parceiro desde a primeira hora.

Tendo surgido como uma resposta para a crise que se vivia à data na Síria, esta iniciativa foi alargada a jovens de outros países que vivem em conflito e em crise humanitária, como: o Iémen, Etiópia, República Democrática do Congo, Nigéria, Iraque, Líbano, Venezuela, Moçambique e Afeganistão. Assim, a recém-criada Global Platform 4 Higher Education Emergencies irá dar continuidade ao trabalho Plataforma Global para os Estudantes Sírios, respondendo à emergência académica que os conflitos criam deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação.

Nas palavras do Presidente do Politécnico de Lisboa, Professor Elmano Margato “O IPL alargou a sua colaboração com a Plataforma fundada por Jorge Sampaio, pois acreditamos ser uma iniciativa de grande relevância, permitindo a jovens que estão a enfrentar situações de conflito e desastres humanitários, continuar o seu percurso académico e concretizar os seus objetivos em termos de formação superior.”


IPL nos Media: