Skip to main content

Os membros do órgão de gestão do IPL reencontraram-se, a 8 de novembro de 2021, nos Serviços da Presidência da instituição, naquela que foi a primeira reunião presencial, desde o início da pandemia. Para a presidente do Conselho Geral, Ana Maria Bettencourt, este é um passo importante no trabalho entre conselheiros, favorecendo um melhor conhecimento e intercâmbio entre todos.

Para esta reunião foram convidados, como usualmente, o presidente e vice-presidentes do IPL. A presidência do IPL começou por dar a conhecer aos conselheiros o ponto de situação da candidatura submetida pela instituição ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

Image
Conselho Geral
Maria João Escudeiro, vice-presidente do IPL

 

Com resultados conhecidos a 5 de novembro, a vice-presidente do IPL, Maria João Escudeiro, informou que a instituição obteve 8.5 valores na avaliação da candidatura (escala 1-10), o que corresponde a uma classificação de Bom. O financiamento traduz-se em 6 543 000€ para levar a cabo o projeto Next Level Higher Education for All proposto pelo IPL, que integra dois grandes vetores, o aumento de estudantes adultos no Ensino Superior e o incremento da graduação superior de jovens nas áreas STEAM. O presidente do Politécnico de Lisboa manifestou o seu desagrado pelo facto do financiamento atribuído ser inferior ao expectável. Elmano Margato, destacou a importância dos 92 parceiros que se associaram ao Politécnico de Lisboa, contribuindo para a relevância da candidatura ao PRR, cuja reavaliação vai acontecer em 2023, podendo resultar na obtenção de mais financiamento.

A presidência do IPL fez, ainda, o ponto de situação do novo edifício do ISCAL, referindo que, até final de 2021 será lançado o concurso público para construção do mesmo.

 

Image
Conselho Geral
Elmano Margato, presidente do IPL

 

Depois de ressaltar os bons resultados do IPL na ocupação de vagas no concurso nacional do ensino superior 2021/22, a presidente do Conselho Geral deu a palavra ao conselheiro Tiago Diniz, representante dos estudantes, que fez um balanço positivo do início do ano letivo.

Na reunião do órgão de gestão do IPL esteve, também, o provedor do estudante, Trindade Nunes, com o objetivo de dar a conhecer o relatório da provedoria de 2020/2021, que lhe valeu o agradecimento, público, por parte do presidente do IPL, pelo empenho na defesa dos interesses dos estudantes.

 

Image
Conselho Geral
Trindade Nunes, provedor do Estudante

 

No ponto final da ordem de trabalhos, foi abordada a proposta de revisão de estatutos do Politécnico de Lisboa, apresentada pelo grupo de trabalho constituído pelos conselheiros Jorge Veríssimo, Paulo Morais-Alexandre, Vera Amorim, Vanessa Glória e Tiago Diniz, que contou com o apoio jurídico da dirigente Catarina Reis.

A discussão deste último ponto continuará na próxima reunião, que vai decorrer a 29 de novembro próximo.

Texto de CSS/GCI IPL
Imagens de DB/GCI IPL