Passar para o conteúdo principal

3.º Encontro da Comunidade Koha Portugal

3.º Encontro da Comunidade Koha Portugal
Image
templo da poesia

O 3.º Encontro da Comunidade Koha Portugal, que terá lugar nos dias 6 e 7 de novembro de 2025, no Templo da Poesia, em Oeiras, pretende ser um momento de reflexão crítica e construtiva sobre o estado da arte do Koha nas bibliotecas portuguesas.

Síntese 

Em 2010, a Biblioteca do Instituto de Informática do Ministério das Finanças iniciou a utilização da versão 3.01 do Koha, dando o primeiro passo naquilo que viria a tornar-se uma verdadeira aventura colaborativa. Dois anos depois, em 2012, nascia o domínio koha.pt, com o propósito de disponibilizar informação útil aos utilizadores em Portugal e criar uma plataforma de partilha de experiências.

Desde então, a comunidade Koha em Portugal tem vindo a crescer, unindo bibliotecas de diferentes tipologias e dimensões, que encontraram neste sistema open source uma alternativa viável, personalizável e sustentada por uma lógica de desenvolvimento comunitário.

Como participar?

Para participar do 3.º Encontro Koha, é recomendado:

  • Fazer a inscrição (gratuita, mas obrigatória): dias 6 e 7 de novembro de 2025 através deste formulário de inscrição
    Atenção: o número de inscrições está sujeito à lotação da sala.
  • Considerar a participação com apresentação: se tem alguma experiência ou projeto com o Koha que gostaria de compartilhar, considere submeter uma proposta de apresentação (PDF) ou (DOCX).

 

Mais informações