Passar para o conteúdo principal
imagem de pessoa a desenhar numa mesa digital
Identidade
Submetido por csilva@sp.ipl.pt a 17 June 2021

A marca Politécnico de Lisboa assenta numa carga histórica, espírito de contemporaneidade e dinamismo de um universo de 6 escolas e 2 institutos superiores, com diferentes percursos e uma diversidade de 6 áreas de saber. A imagem da instituição, promovida através da sua identidade junto da comunidade académica, parceiros sociais e sociedade em geral, assenta num caminho definido como coerente em termos visuais e de linguagem homogénea em consonância com uma estratégia de comunicação eficaz.

A construção da atual identidade gráfica teve como inspiração o avanço, a modernidade, a progressão, o ritmo expresso nas velas, que também ilustram o conhecimento e a localização com a alusão à cidade de Lisboa, onde se situa o IPL.

Para promover e facilitar a compreensão das regras de utilização da Identidade visual da instituição, o Politécnico de Lisboa disponibiliza o Manual de Normas Gráficas destinadas à comunidade académica e à sociedade em geral.

O Manual de Normas Gráficas contém regras básicas de utilização dos elementos fundamentais de design da marca Politécnico de Lisboa. Seguir as linhas de orientação definidas neste documento é garantia de apresentação consistente da marca Politécnico de Lisboa. É fundamental utilizar o logótipo segundo regras que ajudem a estabilizar, normalizar e uniformizar a  identificação visual da instituição.

 

Identidade Visual

A identidade visual do Politécnico de Lisboa dispõe de duas versões: versão horizontal (principal) e versão vertical. A utilização da versão vertical reserva-se à impossibilidade técnica de aplicação da versão horizontal.

 

logo versão primária       logo versão secundária

As duas versões estão disponíveis para download como ficheiros eps, jpeg e png.

 

Versão horizontal para download

 eps primária  jpeg primária  png horizontal    

 

Versão vertical para download

eps  jpeg  png

 

Dimensões e margem de Segurança

O logótipo deve aumentar consoante a necessidade de leitura a grande distância do objecto. Não existe limite máximo para a reprodução do logótipo desde que se respeite as proporções do desenho  e a área de envolvimento.  

Para preservar o logótipo de qualquer outro elemento que esteja próximo e possa impedir ou influenciar a sua leitura e visibilidade foi definida uma área de segurança à sua volta. Na versão horizontal a área equivale a 25% da altura tem como referência a medida “x”. Na versão vertical a área equivale a 25% da largura tem como referência a medida “x”.
Recomenda-se que o logótipo não seja reproduzido em tamanho inferior à largura de 25 mm, na versão horizpontal e 15 mm na versão vertical.

 

margem horizontal       margem vertical


Cor da Marca

As cores que compõem o logótipo do Politécnico de Lisboa devem ser reproduzidas o mais fielmente possível. No caso de existir a impossibilidade de impressão com cor direta Pantone, pode ser utilizada a impressão em quadricromia com as percentagens indicadas.

azul claro texto

 

gradient

 

Tipografia

A tipografia utilizada na marca Politécnico de Lisboa é a fonte Soho Gothic.

tipografia