Passar para o conteúdo principal
main-content
main-content

O Programa Erasmus+ é, desde 2014, a resposta integrada nos domínios da educação, formação, juventude e desporto para desafios políticos, sociais e económicos, apontados pela Estratégia Europa 2020 e pelo Tratado de Lisboa como a redução do desemprego; melhoria das qualificações académicas, incremento da cidadania activa e desenvolvimento do capital humano europeu.

Herdeiro de ações da União Europeia como o Programa de aprendizagem ao longo da Vida, Erasmus Mundus, Tempus, Alfa ou Edulink, o programa Erasmus+ aumentou, consideravelmente, o financiamento da UE (+40%) destinado ao desenvolvimento de conhecimentos e competências, refletindo a importância do ensino e formação na União Europeia e nas agendas políticas nacionais.

Reduzir o abandono escolar e aumentar o número de estudantes do ensino superior são alguns dos principais objetivos do Erasmus+ no âmbito da educação.

O Politécnico de Lisboa participa no programa Erasmus+ na sequência da aprovação da sua estratégia Europeia, traduzida na Carta Universitária Europeia do IPL.

No Ensino Superior, o Programa Erasmus+, no âmbito da sua Ação Chave 1, permite a realização de atividades de mobilidade entre instituições de ensino superior europeias, permitindo a mobilidade de estudantes, docentes e não-docentes, para períodos de aprendizagem, ensino e formação.

O Politécnico de Lisboa dá as boas-vindas a estudantes, docentes e pessoal não docente das instituições parceiras que escolham a instituição para realizar um período de mobilidade.