Passar para o conteúdo principal

 

Bem-vindo ao Politécnico de Lisboa! Uma instituição com olhos postos no futuro!

Aqui encontra a informação necessária para fazer parte da comunidade académica do Politécnico de Lisboa através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais.

O estudante internacional é o estudante que não tem a nacionalidade portuguesa.

 

Destinatários

Estudantes de nacionalidade estrangeira diferente da de um Estado-Membro da União Europeia e que não sejam:

  • nacionais de um Estado membro da União Europeia;
  • familiares de portugueses ou de nacionais de um Estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade;
  • os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia e não estando abrangidos pela alínea anterior, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam legalmente;
  • que sejam beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais;
  • os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais de acesso e ingresso regulados pelo Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro.
  • estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional para a realização de parte de um ciclo de estudos de uma instituição de ensino superior estrangeira com quem a instituição portuguesa tenha estabelecido acordo de intercâmbio com esse objetivo.
  • o tempo de residência com autorização de residência para estudo não releva para os efeitos do disposto na alínea c).
  • estudantes que ingressem no ensino superior ao abrigo do estatuto de estudante internacional mantêm a qualidade de estudante internacional até ao final do ciclo de estudos em que se inscreveram inicialmente ou para que transitem, ainda que, durante a frequência do ciclo de estudos, lhes venha a ser concedido o estatuto de igualdade de direitos e deveres ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais.

Entende-se por familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia:

  • cônjuge de um cidadão da União Europeia;
  • parceiro com quem um cidadão da União Europeia vive em união de facto, constituída nos termos da lei, ou com quem o cidadão da União Europeia mantém uma relação permanente devidamente certificada, pela entidade competente do Estado membro onde reside;
  • descendente direto com menos de 21 anos de idade ou que esteja a cargo de um cidadão da União Europeia, assim como o do cônjuge ou do ascendente direto.

 

Estudantes Brasileiros

O Politécnico de Lisboa aceita candidaturas de estudantes brasileiros que realizem o ENEM em 2021 (referente ao ano 2020) ou que o tenham feito nos 3 anos anteriores (2019, 2018, 2017) e que detenham diploma do Ensino Médio.

Para serem elegíveis os estudantes devem reunir os seguintes requisitos:

  • um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das restantes provas do Exame Nacional do Ensino Médio.
  • documento comprovativo das notas do ENEM poderá ser entregue até 31 de março de 2021. Após esta data, serão desconsideradas as candidaturas que não apresentem o documento.
  • qualificação académica específica, nas áreas do saber exigidas para o curso a que se candidatam ou estarem disponíveis para a realização de provas. Essa qualificação é comprovada mediante apresentação de prova documental no momento da candidatura."