Passar para o conteúdo principal

A produção científica proveniente dos centros e linhas de investigação, dos seus investigadores e equipas, tem, no Politécnico de Lisboa, um espaço próprio para a divulgação de trabalhos de maior dimensão, no campo nacional e internacional, quer através da edição física e disponibilização digital de duas coleções sob a chancela do Politécnico de Lisboa, quer através de acesso aberto, no Repositório Científico do IPL, da produção científica dos membros da comunidade académica.

 

Caminhos do Conhecimento

A coleção Caminhos do Conhecimento, reúne teses de mestrado e doutoramento de docentes e discentes, manuais e obras vocacionadas para o ensino, assim como coletâneas de textos produzidos a partir de conferências, encontros, seminários e congressos promovidos  no âmbito do Politécnico de Lisboa.

 

Estudos e Reflexões

A coleção Estudos e Reflexões, visa dar a conhecer trabalhos aprofundados de investigação empírica, reflexão teórica e análises críticas, realizadas pelos docentes e investigadores do Politécnico de Lisboa. 

 

Repositório Científico

Paralelamente e privilegiando o acesso aberto, desde 2011, que o Repositório Científico do IPL é um importante veículo de disseminação da produção científica dentro da comunidade académica da instituição.

O Repositório Científico do Politécnico de Lisboa tem como objetivo reunir e divulgar a produção científica de professores, investigadores, estudantes e pessoal não docente do IPL, aumentando a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida pela comunidade académica.

Contempla artigos, dissertações de mestrado, teses de doutoramento, livros, capítulos ou partes de livros, comunicações orais e posters apresentados em congressos e jornadas, palestras, monografias de licenciatura, relatórios de estágio ao abrigo do programa Erasmus, materiais pedagógicos desenvolvidos pelos professores, vídeos, entre outros.