Passar para o conteúdo principal
Empregabilidade

Empregabilidade

Nas escolas e institutos do Politécnico de Lisboa são disponibilizados serviços de apoio à inserção profissional dos seus estudantes, apoio às carreiras dos seus diplomados, incluindo interação com empregadores.

 

Consulte as páginas de Empregabilidade de cada uma das unidades orgânicas do IPL:

 

Estatísticas de empregabilidade

A empregabilidade dos diplomados em cursos superiores tem vindo a tornar-se um tema incontornável no panorama do ensino superior em Portugal.  A informação sobre a empregabilidade dos diplomados e a análise desta constitui um dos instrumentos utilizados pelo Politécnico de Lisboa para atuar, de forma fundamentada, na adequação da sua oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho.
 
Segundo as estatísticas disponibilizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), via DGEEC e a DGES, as taxas de desemprego registadas entre os diplomados pelo Politécnico de Lisboa são baixas na quase totalidade dos cursos nele ministrados.
 
Relatório empregabilidade IPL 2015-2019
Este documento sistematiza a informação sobre indicadores acerca do desemprego registado com base nos dados agregados relativos ao período de 2000 a 2019, com realce para o período de 2015 a 2019.

 

Empregadores

O Politécnico de Lisboa procura garantir que a oferta formativa que apresenta se adapta de uma forma dinâmica ao mercado de trabalho, contribuindo para que os diplomados estejam aptos para desenvolver as suas funções com sucesso. Ao longo do seu processo de formação, os alunos têm a oportunidade de desenvolver competências através de aulas práticas e laboratoriais, de estágios, bem como de seminários e outras iniciativas.
 
Os estudantes ganham experiência durante os seus cursos sobre a realidade empresarial, através de:

  • Desenvolvimento de projetos reais que respondem a desafios lançados por empresas;
  • Práticas laboratoriais associadas às unidades curriculares;
  • Seminários apresentados por empresas líderes nos respetivos setores;
  • Programas certificados por empresas.

 

Porquê recrutar os diplomados do IPL?

Os diplomados pelos cursos ministrados no Politécnico de Lisboa sempre tiveram uma procura elevada. Isto deve-se sobretudo à qualidade dos cursos ministrados e a uma constante preocupação por parte do Politécnico de Lisboa em manter os seus cursos atualizados e uma elevada exigência no ensino ministrado. A atualização dos cursos tem em consideração as necessidades do mercado de emprego e os avanços da ciência, da tecnologia e da arte nas mais diversas áreas abrangidas pelos muitos cursos. Todos os cursos do Politécnico de Lisboa conferentes de grau académico foram aprovados e são avaliados periodicamente pela A3ES.