Passar para o conteúdo principal
main-content
main-content

O Programa de Mentoria Interpares do Politécnico de Lisboa – Programa MENTori@IPL – é uma iniciativa que pretende reforçar as estratégias de integração e de vivência académica no ensino superior, a par com outras atividades desenvolvidas pelo Politécnico de Lisboa e as suas Escolas e Institutos. Privilegiando dinâmicas de colaboração interpares, procura contribuir igualmente para a promoção do sucesso académico, prevenção do abandono académico e o desenvolvimento de competências transversais nos estudantes.

Com início no ano letivo 2021/2022, o MENTori@IPL envolve estudantes que já frequentam e conhecem o IPL (os Mentores) e estudantes que ingressam pela primeira vez no IPL (os Mentorandos). Ao longo do ano, são dinamizadas diversas atividades em cada uma das Escolas aderentes, assim como a organização de um conjunto de formações e workshops que visam o enriquecimento pessoal e académico.

Saiba mais sobre a 3.ª edição do Programa MENTori@IPL a decorrer em 2023/2024.


Conheça os Princípios Orientadores do Programa de Mentoria Interpares do IPL


Para mais informações sobre o programa Mentori@IPL contacte: aaed@sp.ipl.pt

 

Mentores

Inscrições

As inscrições para Mentores do Programa MENTori@IPL abrem no próximo ano letivo 2024/2025.

Quem pode ser mentor?

Podem inscrever-se como mentores estudantes do 2.º, 3.º ou 4.º anos das Escolas do Politécnico de Lisboa aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Quais as vantagens de ser mentor?

Ao participar no programa, para além de acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico, é também uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do Politécnico de Lisboa.

O que é necessário para ser mentor? 

Os mentores têm de frequentar uma formação inicial com duração de um dia.  

 

Guia do mentor

Descarregar
 

 

Mentorandos

Inscrições

Formulário de inscrição de Mentorandos do Programa Mentori@IPL

Quem pode ser mentorando?

Podem inscrever-se como mentorandos estudantes do 1.º ano das Escolas do Politécnico de Lisboa aderentes: ESCS, ESD, ESELx, ESTeSL, ISCAL e ISEL.

Quais as vantagens de ser mentorando?

Ao participar no programa, poderás ter o teu próprio mentor, que te vai apoiar no que precisares ao longo do ano letivo, não só a nível académico, mas também resolução de questões práticas, no estabelecimento de relações com colegas do mesmo curso ou de outros cursos da tua escola, na integração em atividades extracurriculares e muito mais. Poderás também ter também acesso a um conjunto de workshops e atividades que contribuem para o enriquecimento do percurso académico e são uma oportunidade para conhecer colegas das várias Escolas do Politécnico de Lisboa.

O que é necessário para ser mentorando? 

Preencher a ficha de inscrição e aguardar pela atribuição do mentor.

 

 

Image
Plano de Recuperação e Resiliência, República Portuguesa e Financiado pela União Europeia