A Escola Superior de Teatro e Cinema acolheu, no passado dia 7 de Abril, um conjunto de alunos do 1º ciclo e pré-escolar das escolas da Amadora, que vieram assistir a uma leitura encenada da peça “Lianor e a Boneca Chinesa” pelos alunos do curso de teatro.
Perante um auditório repleto, com cerca de duzentas crianças do Centro Social e Paroquial São Vicente de Paulo, EB1 Aprígio Gomes, EB1 Mina e EB1 Artur Bual, alunos do 2º e 3º anos do curso de teatro ramo actores, orientados pelo professor João Mota, lançaram a peça infanto-juvenil “Lianor e a Boneca Chinesa” de Armando Nascimento Rosa.
Para o autor, docente da ESTC desde 1998, esta é a primeira apresentação pública da peça, “perante um público exigente”, acompanhando a edição em opúsculo.
Esta iniciativa insere-se no convite que foi feito à ESTC em 2007, pela Câmara da Amadora, para desenvolver actividades de educação pela arte nas escolas do 1º ciclo. Esta parceria, é muito importante, porque todas as actividades de expressão artística são benéficas para o desenvolvimento das crianças, funcionando igualmente como veículo da promoção das artes e formação de novos públicos.
Esta parceria, com as comunidades envolventes, como o Movimento da Educação pela Arte ou a Câmara da Amadora, em projectos de acção social e educativa é uma estratégia da ESTC de promoção e enquadramento das práticas da instituição junto do meio em que está inserida...
O sucesso deste tipo de iniciativas foi expresso por uma das crianças que, no fim do espectáculo, pediu a palavra e exclamou “não gostei adorei”.