"No âmbito da academia, é obrigação do Estado, através dos agentes que contactam diretamente com os estudantes, proporcionar-lhe as melhores condições para o exercício da atividade física e desportiva." disse o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, na inauguração da recuperação do polidesportivo exterior coberto localizado no Campus de Benfica do IPL. A sessão, realizada no dia 21 de maio, terminou com um jogo de futsal amigável entre funcionários e estudantes do IPL.
Elmano Margato, na ocasião, onde estiveram presentes vários dirigentes associativos do IPL e da cidade de Lisboa, sublinhou a importância da prática desportiva como "forma de estimular o trabalho em equipa, experimentar o sucesso e aprender lidar com o fracasso”. O presidente do IPL concretiza assim a promessa em realizar a cobertura do polidesportivo, anunciada em dezembro de 2015, altura em que se candidatou à direção da instituição.
Consciente que "os alunos do IPL merecem mais e melhor", Elmano Margato está empenhado na construção de um polidesportivo fechado com uma cantina, destinada aos estudantes do IPL, no piso superior, também localizado no campus do IPL. O processo de construção deste novo espaço, encontra-se na fase de análise e parecer do seu programa preliminar na Direção Geral do Ensino Superior.
Basketball, futsal, andebol e voleibol são as modalidades que os estudantes podem praticar neste campo vedado, com bancadas e com a possibilidade da prática de atividades desportivas noturnas.
O espaço desportivo, com uma gestão partilhada entre os Serviços de Ação Social, IPL e FAIPL, funciona de segunda-feira a domingo até à meia noite.
Na sessão estiveram presentes vários dirigentes associativos da Federação Nacional dos Estudantes do Ensino Superior Politécnico, Tiago Dinis; Federação Académica do Desporto Universitário, Daniel Monteiro; Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa, Gonçalo Rosmaninho; Presidente da Associação Académica de Lisboa, Bernardo Alexandre; Federação Académica de Lisboa, Sofia Escária e o presidente da Federação Académica do Politécnico de lisboa, João Ferreira e os presidentes das Associações de Estudantes das Escolas e Institutos do IPL, e o 1.º presidente da FAIPL, Luís Castro.
Texto e fotos de MR-estagiária/GCI