Passar para o conteúdo principal

Chamada de trabalhos: Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa

Image
Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa

 

Foi prolongada para 15 de abril, a data para a chamada de trabalhos para o 1.º Fórum Internacional das Línguas Chinesa e Portuguesa, que vai decorrer entre 17 e 20 de outubro de 2023, na Universidade de Macau

O fórum tem como objetivo reunir especialistas do Português e do Chinês, para realizarem, numa perspetiva descritiva ou comparada, apresentação e intercâmbio de resultados da sua investigação, nomeadamente nas áreas de Linguística, Literatura, Cultura, Didática e Tradução.

Pretende-se assim proporcionar a especialistas destas duas línguas uma plataforma de intercâmbio em que podem partilhar e debater as suas ideias e resultados académicos. Além disso, através de promover o intercâmbio e cooperação de investigação científica entre diferentes instituições internacionais, será dinamizado o papel privilegiado da Universidade de Macau nos Estudos Portugueses, nos Estudos Chineses e nos diálogos culturais entre Portugal e o Oriente, entre outras áreas relevantes.

No Fórum, vai ser realizado um debate, análise e intercâmbio sob os seguintes tópicos:

  • Ensino do Português como Língua Estrangeira;
  • Ensino do Chinês como Língua Estrangeira;
  • Estudos de Linguística, Literatura, Cultura e Tradução em Português e/ou Chinês;
  • Plataforma de Recursos de Língua Portuguesa da Aliança Bibliotecária Académica.

A chamada de trabalhos é aberta aos membros da “Aliança Bibliotecária Académica para Recursos em Língua Portuguesa entre a Região Administrativa Especial de Macau e o Interior da China” e da “Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau (China) e os Países de Língua Portuguesa”, os quais são instituições de ensino superior do Interior da China ou são provenientes dos Países de Língua Portuguesa.

Os resumos, com a extensão aproximada de 1 página A4 (com a possibilidade de uma página adicional para imagens, gráficos, quadros e referências bibliográficas, se for necessário), devem ser enviados através deste link. Todos os artigos aceites para comunicação no Fórum serão posteriormente publicados num volume de atas.

  • Prazo para o envio dos resumos: até 31 de Março de 2023
  • Comunicação sobre aceitação dos artigos/resumos: 20 de Maio 2023
  • Inscrição no Fórum: até 30 de Junho de 2023 (inscrição com preço reduzido) e até 15 de Julho de 2023 (inscrição com preço normal)

No final do encontro, prevê-se o desenvolvimento de uma publicação em torno dos contributos, conclusões, projetos e resultados de trabalhos nestes eixos temáticos.

Contacto: filcp@um.edu.mo