Com o propósito de valorizar a expressão artística dos estudantes do Politécnico de Lisboa e dar visibilidade ao talento presente nas suas escolas, a Federação Académica do IPL (FAIPL) promoveu a primeira edição do Sarau Cultural, no dia 16 de maio de 2025 na Escola Básica Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Benfica Ricardo Marques.
O evento contou com atuações de música, dança e teatro, e a exposição de duas esculturas, desenvolvidas por estudantes das várias escolas do Politécnico.
Com entrada livre, o Sarau Cultural abriu espaço à expressão individual e coletiva, promovendo o encontro entre diferentes formas de arte e sensibilidades criativas.
O Sarau Cultural assume-se como um espaço aberto à diversidade artística e ao envolvimento ativo da comunidade académica, dando voz e palco à energia criativa que habita nas escolas do Politécnico de Lisboa.
Segundo o presidente da FAIPL, Jaden Gomes, o evento foi “apenas o primeiro passo” de um projeto que pretende afirmar-se como uma referência no calendário académico, destacando o talento e a diversidade artística existentes nas instituições no IPL.
Apesar da adesão não ter sido como esperava, o ambiente vivido e a qualidade das apresentações confirmaram, nas palavras do estudante, o “mote certo para um projeto que queremos ver crescer”.
Para Jaden Gomes, presidente da FAIPL, o objetivo foi claro “trazer a produção cultural dos estudantes para o centro da vida académica do IPL.”
Flickr photos from the Sarau Cultural album.
Texto de MFC/GCI
Imagens de AG/GCI