Passar para o conteúdo principal

Dialecticae Piano Trio, da Escola Superior de Música de Lisboa, obtém o 1.º Prémio em Música de Câmara - nível superior, no Prémio Jovens Músicos 2021

Image
imagem  fundo laranja abstrata

Dialecticae Piano Trio, grupo de Música de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) constituído pela violinista Veronika Taraban - licenciada pela ESML, a frequentar o Mestrado em Ensino da Música na classe da Professora Tamila Kharambura, pela violoncelista Leonor Mateus - licenciada pela ESML na classe de Paulo Gaio Lima, atualmente a frequentar o Mestrado em Genebra e pelo pianista Francisco Costa - aluno finalista da Licenciatura na classe do Professor Miguel Henriques, foi distinguido com o 1º prémio em Música de Câmara - nível superior na 34ª Edição do Prémio Jovens Músicos (PJM), uma iniciativa da Antena 2.

A consistência e solidez do trajeto pedagógico e artístico do Dialecticae Piano Trio culminou com a obtenção deste prémio, sendo que a Prova Final se realizou a 28 de julho de 2021 na Casa da Música, no Porto. Como parte integrante do programa desta prova, o grupo de Música de Câmara interpretou a obra “Do Desassossego”, da compositora e docente da ESML, Ana Seara.

imagem de quatro músicos a tocar na Casa da Música
Fotos dos premiados @ Jorge Carmona / Antena 2 (Casa da Música, Porto)

 

Os músicos distinguidos nas várias categorias a concurso nesta 34.ª edição do PJM, vão apresentar-se no Festival Jovens Músicos, entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2021, na Fundação Calouste Gulbenkian.

O Trio premiado neste concurso de relevância, foi formado no ano letivo 2018/19 na classe de Música de Câmara, da ESML do Professor Paulo Pacheco. Em 2019, com um percurso notável nesta disciplina ao longo de três anos, este Trio representou a Escola Superior de Música no Festival Harmos no Porto, apresentou-se em concerto no Encontro Anual da European Chamber Music Teachers Association (ECMTA) no Auditório Vianna da Motta e foi semi-finalista no Ysaye International Music Competition em Liège. 

De realçar que, em 2018, Veronika Taraban e Leonor Mateus (com o “Four Trio”, integrando a pianista Ecaterina Popa), já tinham sido laureadas com o 3º Prémio neste concurso, destacando-se igualmente a participação no concerto do Encontro Anual da ECMTA em Varsóvia.

Este é o sétimo grupo de câmara premiado da classe do docente Paulo Pacheco no Prémio Jovens Músicos (o sexto grupo da ESML), para além do 3º Prémio obtido pelo Trio Púrpura – também da ESML – no Concurso Internacional de Música de Câmara de Alcobaça em 2013. 

imagem dos Dialecticae Piano Trio na ESML
Fotos de @ Alumni da ESML, Filipe Oliveira

 

Saiba mais sobre o projeto

 

O programa com que se apresentaram nas 3 fases do PJM, edição 2020/21, foi o seguinte:
 

1ª Prova Eliminatória | Gravação de áudio

Władysław Żeleński (1837-1921)

Trio op. 22 (1874)                                              

  1. Mortuos plango. Andante sostenuto

Lili Boulanger (1893-1918)

Trio para violino, violoncelo e piano (1917/18)                   

“D’un matin de printemps”

Hans Werner Henze (1926-1993)  

“Adagio adagio” (1993)                                                  

 

2ª Prova Eliminatória

Johannes Brahms (1833-1897)  

Trio nº 2, op. 87 (1880/82)                                                                

  1. Andante com moto

Arno Babadjanyan (1921-1983)

Trio in F# minor (1952)                               

Prova Final

Ana Seara (n. 1985)  

“Do Desassossego” (2014)

Ernest Chausson (1855-1899)  
Trio, op. 3 (1881)     

Texto de Ana Raposo
Pró-presidente para a Comunicação Estratégica