11.10.2022
mulher sentada a uma secretária com documentos estatísticos

A Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) promoveu, através da secção de Estatística, a aula Aberta “As Mulheres e a Estatística no Politécnico de Lisboa”, que se realizou online a 10 de outubro de 2022, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Mulher na Estatística e nas Ciências de Dados.

Para Cláudia Silvestre, coordenadora da Secção de Estatística da ESCS, a aula aberta "foi uma oportunidade para darmos a conhecer como se faz Estatística no Politécnico de Lisboa, bem como ver a evolução e a utilidade da estatística na nossa sociedade. Este também foi um momento para partilharmos experiências e criar sinergias."

Sandra Miranda, vice-presidente da ESCS, a quem coube a abertura da iniciativa, cujo objetivo foi divulgar o trabalho das mulheres da estatística no Politécnico de Lisboa, falou da importância de não genderizar as profissões.

aula aberta online sobre o papel das mulheres na estatística

A aula aberta contou com oradoras de várias Escolas do IPL:

Carina Silva (ESTeSL)
Carla Martinho (ISCAL)
Madalena Santo (ESCS)
Sandra Aleixo (ISEL)

O primeiro Dia Internacional da Mulher na Estatística e nas Ciências de Dados é celebrado a 11 outubro de 2022. Estão planeadas 24h a falar do impacto da Estatística na sociedade e como as mulheres têm contribuído para o ensino, divulgação e utilização da Estatística.

A Sociedade Portuguesa de Estatística é um dos parceiros fundadores da iniciativa – a par do Caucus for Women in Statistics.