18.10.2021
exposição

Diogo Moniz, estudante da Escola Superior de Comunicação Social foi o vencedor da segunda edição do Prémio de Fotografia #ErasmusDays, atribuído pelo Politécnico de Lisboa. A foto “El Banco de España, foi tirada num dia de chuva na capital espanhola, em fevereiro de 2021, no âmbito da experiência de mobilidade internacional proporcionada pelo programa Erasmus+.

Para além da foto premiada, mais de 30 fotos participantes do concurso promovido pelo IPL, podem ser vistas até 29 de outubro, no Espaço Artes- Politécnico de Lisboa, em Benfica, numa exposição inaugurada a 14 de outubro, no âmbito da celebração global dos #ErasmusDays 2021.

Na inauguração da exposição o presidente do Politécnico de Lisboa, Elmano Margato, enalteceu a forte adesão dos participantes, superior à registada em 2020. “Não pretendemos que estas fotografias traduzam um trabalho de fotografia profissional, pretendemos sim, que sejam uma forma de reconhecer a vontade e o espírito de internacionalização neste caso, de comunhão do espaço europeu que a nossa academia em vindo a desenvolver”.

exposição
Cristina Perdigão, diretora da Agência Nacional Erasmus+ e Elmano Margato, presidente do IPL

A diretora Agência Nacional Erasmus+, Cristina Perdigão, foi uma das convidadas da sessão que assinalou a abertura da exposição. De volta à instituição onde foi vice-presidente, a responsável da agência ressaltou a importância celebrar os #ErasmusDays, iniciativa proposta pela Comissão Europeia. “É uma altura de celebração, não do programa em si, mas do que ele significa, desta oportunidade que é dada aos jovens de poderem circular pela Europa e não só, enquanto fazem o seu período de estudo ou de estágio e o que isso significa na vida deles”.

Para além da escolha da foto vencedora, o júri atribuiu duas menções honrosas na categoria novos países, novas culturas às fotos de Margarida Ribeiro, estudante da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa e de Pedro Fernandes, estudante do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.

De 14 a 16 de outubro, realizaram-se, à escala europeia, milhares de iniciativas, partilha de experiências, atividades e eventos de comunicação, divulgação e disseminação de partilha de experiências de mobilidade e boas práticas.

Flickr photos from the Inauguração da exposição "Prémio de Fotografia e Exposição #Erasmusdays" album.

_MG_0594 by Politécnico de Lisboa

_MG_0594 by Politécnico de Lisboa uploaded on 15 Oct 2021