Passar para o conteúdo principal

IPL recebe Jornadas sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior

Image
Jornadas sobre Responsabilidade Social e Ensino Superior

Fomentar a dimensão social das Instituições de Ensino Superior (IES) e promover a troca de experiências sobre as políticas e práticas de Responsabilidade Social (RS) foram os objetivos das Jornadas da rede colaborativa ORSIES (Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior), que decorreram a 20 de janeiro de 2020, no Salão Nobre da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx).

As Jornadas foram promovidas pelo Politécnico de Lisboa, membro fundador, e pela Fórum Estudante, copromotora da iniciativa, e contaram com a presença de cerca de 60 representantes das universidades e politécnicos que integram a rede colaborativa ORSIES.

António Belo, vice-presidente do Politécnico de Lisboa, no discurso que abriu sessão, descreveu a ORSIES como "uma iniciativa gratificante, na medida em que a rede colaborativa permite a troca de boas práticas, num contexto atual em que as instituições de ensino superior não podem viver isoladas".


António Belo, vice presidente do IPL
O vice-presidente do IPL aproveitou o tema da Responsabilidade Social para lançar o convite para a 7.ª Conferência Internacional "Corporate Social Responsibility, Sustainability, Ethics & Governance", que se realiza de 24 a 26 de Junho na Escola Superior de Tecnologia  e Saúde de Lisboa (ESTeSL).

Rui Marques, CEO da Fórum Estudante, por sua vez, agradeceu a "parceria profícua" com o Politécnico de Lisboa, desde a constituição do primeiro grupo de trabalho e saudou as diversas autoras presentes que apresentaram, mais tarde, os seus trabalhos: Indicadores de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior, Susana Fonseca, ISCTE-IUL, e Joana Fernandes, ESEC-IPCAprendizagem e Serviço, Carmo Themudo, UCP (Porto) e Ana Oliveira, UCP (Lisboa); com destaque ainda à participação de Kati Moreira, Coordenadora da Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária.


Susana Fonseca, ISCTE-IUL, e Joana Fernandes, ESEC-IPC
Susana Fonseca, ISCTE-IUL e Joana Fernandes, ESEC-IPC foram as primeiras autoras a apresentar os trabalhos de grupo das Jornadas ORSIES, "um trabalho que resulta da colaboração de todos os presentes",  declararam as oradoras.

Para o CEO da Fórum Estudante, as Jornadas ORSIES "encerram um ciclo de 2 anos de trabalho e iniciam outro." Durante o biénio de 2018/2019, numa promoção conjunto entre a Forum Estudante e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), foi lançado o Livro Verde Sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior, assente num modelo de cocriação no qual colaboraram as diversas IES membros do ORSIES. 
 

O Livro Verde permitiu, posteriormente, a cada Instituição de Ensino Superior, olhar para as recomendações, à luz da sua realidade e apontar Indicadores de Responsabilidade Social. Por outras palavras, "o que está a desenvolver, o que falta desenvolver, o que quer desenvolver e quais as suas boas práticas", tal como descrito no documento resumo divulgado nas Jornadas.

Contudo, o objetivo "não é elaborar um ranking de RS nas IES, mas sim desenvolver um conjunto de ferramentas para a comunidade académica e as instituições refletirem sobre as suas práticas e tomar medidas", sensibilizou a Susana Fonseca, ISCTE-IUL, durante a sua apresentação.
 

Jornadas ORSIES 2020

Em represesentação do Politécnico de Lisboa (IPL), integraram, até agora, os grupos de trabalho da rede colaborativa António Belo, vice-presidente do IPL, Fernando Seabra, docente do ISCAL e Teresa Martins, ex-administradora dos Serviços de Ação Social do IPL, entretanto aposentada.

ORSIES pretende dar continuidade ao diagnóstico de RS nas IES baseado nos indicadores agora publicados, bem como concretizar projetos de Aprendizagem e Serviço (APS). O ORSIES definiu ainda como tema principal para o ano de 2020 a "Responsabilidade Social das IES na Inclusão de Estudantes com Necessidades Especiais".

O Observatório de Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior (ORSIES) teve início a 27 de fevereiro de 2017, com o apoio da SETES, integrando como membros fundadores, 30 Instituições de Ensino Superior de diversas regiões do país. 

Texto MN/GCI
Imagem LR/GCI