28.04.2020
premio_ipl-01.png

O Politécnico de Lisboa e a Caixa Geral de Depósitos, atribuem, anualmente, desde 2017, Prémios Científicos com o objetivo de incentivar, valorizar e reconhecer o trabalho e mérito científico de docentes, investigadores e pessoal não docente. Os resultados de 2020 foram dados a conhecer, hoje, pelo Gabinete de Projetos Especiais e Inovação do IPL.

IPL CGD

Os prémios IPL CGD são constituídos por Prémios de excelência e Diplomas de Mérito para as grandes áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa: Artes, Ciências Sociais e Tecnologias e Engenharias e são constituídos por um Prémio de Excelência e por um máximo de quatro Diplomas de Mérito para cada uma das áreas do conhecimento do Politécnico de Lisboa.

O júri, constituído para cada uma das áreas, efetua a seriação dos candidatos, de acordo com uma fórmula baseada na quantidade e qualidade da produção cientifica realizada nos últimos três anos, estabelecida no Regulamento dos Prémios.

Prémios de Excelência

Artes
Ricardo Nuno Futre Pinheiro (ESML)

Ciências Sociais
Ricardo Pereira Barradas (ISCAL)

Tecnologias e Engenharias
Luís Manuel Faria da Rocha Evangelista (ISEL)

Diplomas de Mérito

Ciências Sociais
Maria José Lampreia Dos-Santos (ESCS)
Francisco José Nicolau Domingos (ISCAL)
Irene Maria Arraiano (ISCAL)
Filipe Montargil (ESCS)

Tecnologias e Engenharias
José Firmino Aguilar Madeira (ISEL)
Elisabete Clara Amaral Alegria (ISEL)
Maria Paula Alves Robalo (ISEL)
Carla Sofia Costa Viegas (ESTeSL)

O Prémio de Excelência traduz-se na atribuição de uma bolsa no valor de até 1500€, a gerir pelo vencedor, para custear a sua atividade de investigação, desenvolvimento, inovação ou criação artística.

Prémio relevância

O IPL iniciou, em 2017, a atribuição dos Prémios de Reconhecimento de Atividades com relevância na comunidade, que visam reconhecer o trabalho dos trabalhadores docentes, não docentes e investigadores, na sua relação com a comunidade, nas situações em que existe uma interação, clara, através do trabalho desenvolvido, da Unidade Orgânica ou IPL para a sociedade.

Este prémio surge pela necessidade, contínua, de uma interação com a comunidade para a afirmação e desenvolvimento, através da identificação de novos problemas e na procura de soluções, da transferência de conhecimento, e da disseminação da ciência, da tecnologia e das artes

O Prémio de Reconhecimento de Atividades com Relevância na Comunidade é constituído por um Prémio de Excelência para cada grande área do conhecimento e prática do Politécnico de Lisboa.

O júri decide a atribuição dos prémios, elaborando uma lista ordenada de candidatos, com base na atividade desenvolvida nos três anos anteriores, para cada área de conhecimento e prática, estabelecida pelo Regulamento. O mérito da candidatura assenta em dois critérios: relevância internacional e nacional dos trabalhos apresentados e reconhecimento, explícito, do trabalho desenvolvido por parte dos atores sociais, nomeadamente, prémios, distinções, críticas artísticas e literárias, ou outras formas de reconhecimento social.

Prémios de Excelência

Artes
Luís Bernardo Silva Tinoco (ESML)

Diplomas de Mérito

António Serrador (ISEL)
Nuno António Juliano Cota (ISEL)
Nuno Miguel Machado Cruz (ISEL)
Nuno Miguel Soares Datia (ISEL)

O Prémio de Excelência consiste na atribuição de uma bolsa no valor de 1500€, a gerir pelo vencedor, para custear a sua atividade de desenvolvimento, inovação, criação ou colaboração com a comunidade.

Texto de CSS/GCI IPL