17.10.2022
dezenas de membros da instituições de ensino superior entre as quais o IPL

O consórcio Urban Research and Education Knowledge Alliance (U!REKA), que reúne 7 instituições de ensino superior europeias, entre as quais o Politécnico de Lisboa, está a preparar uma candidatura à European Universities Initiative, que apoia a implementação de projetos de instituições de ensino superior europeias (IES), num total de 384 milhões de euros.  A candidatura, que vai ser submetida até final de janeiro de 2023, pretende contribuir para os objetivos de neutralidade carbónica definidos pela União Europeia.

O manifesto da candidatura pode ser consultado online na página da UREKA.

Fernando Melício, pró-presidente do Politécnico de Lisboa para a Internacionalização e Cooperação, acredita que a European Universities Initiative é muito importante para o IPL, porque “representa uma luz verde por parte da Comissão Europeia que indica que estamos na direção certa, rumo a uma União Europeia mais democrática, inclusiva e preocupada com as questões ambientais. Simultaneamente, esta  iniciativa  é uma oportunidade para aumentar o financiamento para todas as atividades desenvolvidas pelo U!REKA”.

U!REKA vai contribuir para alcançar as metas da União Europeia para as Cidades Inteligentes e com neutralidade carbónica

Desde 2019, ano em que foi constituída, a rede U!REKA já submeteu duas candidaturas  à iniciativa da União Europeia.
A U!REKA está comprometida com o objetivo de apoiar as cidades e ecossistemas locais, através da educação, investigação, desenvolvimento e inovação, que permitam a concretização dos ambiciosos objetivos da União Europeia de alcançar 100 cidades inteligentes com neutralidade carbónica até 2030 e, num contexto mais lato, até 2050. Nas 100 cidades escolhidas para esta meta, incluem-se 5, nas quais estão localizadas IES da U!REKA: Amsterdão, Frankfurt, Espoo, Helsínquia e Lisboa.
Estando a ser realizado um processo de auscultação de stakeholders, que permita o desenvolvimento de uma candidatura que responda às necessidades das diferentes partes interessadas, todos os membros da comunidade Politécnico de Lisboa podem enviar os seus contributos até ao dia 31 de outubro de 2022, para gci@ipl.pt.

dezenas de membros da UREKA entre os quais do IPL

Sobre a U!REKA

As ambições do consórcio U!REKA assentam na identidade e objetivos que unem os parceiros a fim de capacitar os estudantes e formandos com competências necessárias para a vida profissional. A responsabilidade relativamente aos ecossistemas está no centro de todas as ações da U!REKA e está patente, quer na educação, quer na Investigação e Desenvolvimento. Os futuros profissionais vão contribuir para uma Europa mais inclusiva e intercultural. A U!REKA compromete-se a fortalecer a qualidade e visibilidade da educação profissional europeia no mercado mundial de talentos.

Parceiros U!REKA

Amsterdam University of Applied Sciences (Netherlands)
Edinburgh Napier University (United Kingdom)
HOGENT University of Applied Sciences and Arts (Belgium)