A conferência "De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" vai ter lugar no dia 28 de junho de 2024, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL).

O ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras faz-se num contexto diversificado e múltiplo, havendo a necessidade de se responder aos desafios que são globalmente colocados. Entre os vários desafios, contam-se questões relacionadas com a sustentabilidade.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada também por Portugal, estipula prioridades para o desenvolvimento sustentável global para 2030 e preconiza a mobilização de esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. Neste âmbito, assume-se que o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras pode contribuir para a discussão sobre o tema.

Assim, pretende-se promover a reflexão, bem como a partilha de práticas e experiências sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas, destacando a promoção dos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

É fundamental reequacionar novas vias para o ensino de línguas, aproveitando-se toda a experiência acumulada nos últimos anos, mas integrando também novas perspetivas, metodologias, recursos e tecnologias, tendo em conta os desafios atuais.

O objetivo da conferência é permitir que professores de línguas estrangeiras e investigadores apresentem e discutam as suas práticas e experiências pedagógicas, para além de refletirem sobre a investigação desenvolvida sobre os seguintes temas:

1. Objetivos do desenvolvimento sustentável e o ensino de línguas estrangeiras
  2. Desafios no ensino de línguas estrangeiras na atualidade
  3. Igualdade, inclusão e diversidade no ensino de línguas estrangeiras
  4. Motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras
  5. Recursos didático-pedagógicos para o ensino de línguas estrangeiras
  6. Lugar das artes no ensino de línguas estrangeiras
  7. Formação de professores de línguas estrangeiras

"De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas" é uma ação promovida pelo Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Politécnico de Lisboa.

Acreditação: Esta conferência é acreditada como Ação de Curta Duração de 6 horas, no âmbito da formação contínua de docentes (em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa). O certificado (6 horas) implica a presença na totalidade da conferência.  O certificado de 3 horas implica a presença em parte da conferência (manhã ou tarde).

Submissão de resumos

Convidamos todos os interessados a submeter resumos, com as seguintes características, através da plataforma EasyAbs:

1. Máximo de 250 palavras;
  2. Três a cinco palavras-chave e até 5 referências bibliográficas;
  3. Escrito em português, espanhol, francês ou inglês;
  4. Não identificação dos autores no ficheiro.

Datas importantes

• Prazo para submissão dos resumos: 30 de abril de 2024.
  • Notificação de aceitação: 31 de maio de 2024.
  • Prazo para inscrição com comunicação: 11 de junho de 2024
  • Prazo para inscrição sem comunicação: 21 de junho de 2024
  • Realização da conferência: 28 de junho de 2024

(em atualização)

(brevemente)

Custo: 10€ (inclui certificado)

Inscrição: https://portal.ipl.pt/clic-cssnet/page (obrigatória para todos os participantes)

A conferência será realizada presencialmente e através da plataforma Colibri/Zoom.

Preferencialmente, as comunicações serão apresentadas presencialmente. Prevê-se a possibilidade de haver comunicações via zoom.

O link das sessões será enviado a todos os participantes inscritos.

Comissão Organizadora

• Antónia Estrela (CLiC-IPL, ESELx)
  • Patrícia Ferreira (ESELx)
  • Fernanda Bonacho (ESCS)