Exposição de Escultura e Arte Pública de Pedro Marques

O Politécnico de Lisboa associou-se à Associação de Moradores da Quinta da Granja e Colégio Militar (AMQGCM), na dinamização da GRANJ@rte, uma Exposição Artística Transdisciplinar, que conta ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica, do CIAC - Centro de Investigação em Arte e Comunicação, da DATAEME e da Universidade da Maia.

De 12 de dezembro a 31 de janeiro de 2024 pode visitar nos Jardins dos Serviços da Presidência do Politécnico de Lisboa uma Exposição de Escultura e Arte Pública de Pedro Marques, que integra o programa do GRANJ@rte.

Pedro Marques nasceu em Setúbal, cidade onde hoje reside. Muito novo enrrou no mundo do trabalho e a sua sede de conhecimentos deixou-o a deixar Portugal, percorrendo caminhos que o levaram a ter contactos com novos povos e novas culturas. Como gosta de referir, andou em formação pelo mundo e foram as constantes viagens que lhe despertaram o interesse pelo design e paixão pela escultura. Conta com várias exposições nacionais e internacionais, tendo sido reconhecimento com vários prémios – Marbella, Liechtenstein, França, Mónaco, Suiça e várias obras públicas. Tendo como inspiração a Terra e o Mar, as suas peças contam histórias, interesses e gostos, aliando a criatividade e o reaproveitamento de materiais originando metamorfoses harmoniosas.

Paralelamente, de 7 a 15 de dezembro de 2023, pode ser visitada na Sala Joana Baldaya, no Palácio Baldaya uma exposição com obras de pintura, desenho, escultura, média-arte digital, tapeçaria, fotografia, ilustração e instalações.

Este evento apresenta obras de artistas, doutorados e investigadores em Média-Arte Digital, como Pedro Alves da Veiga, António Araújo e Rosy Sapucaia, o coletivo “Arteversidades” com Inês Gonçalves, João Dias, Francisca Sanshes e Mikayla Évora, entre outros artistas plásticos de várias áreas como a escultura, com Pedro Marques, a fotografia de membros da Stimuli/UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica, peças artísticas e artesanais da APSA - Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger e de obras inéditas de autoria de moradores e associados da AMQGCM como Bela Garnel, Luísa Vasconcelos, José Gonçalves, Maria Mira e Beatriz Miranda e Elisa Antunes.

Num contexto transdisciplinar são abordados os temas sustentabilidade, alterações climatéricas, lixo, imigração, gentrificação, inclusão, transformação digital, sociedade pós-digital, smart cities e bairro de Benfica.