Passar para o conteúdo principal
Exposição: Design, experiência e identidade

Design, experiência e identidade: espaços de encontro para projetar uma cidade habitável

 

Horário
2.ª – 6.ª | 9h00 – 12h00 | 14h00-19h00

 

Sinopse

Exposição realizada no âmbito do projeto Internacional financiado IDI&CA, que visa o desenvolvimento de um projeto académico no âmbito do design sob a temática: “Novo Bauhaus Europeu”, com o objetivo de contribuir para uma melhor experiência e vivência na cidade e o desenvolvimento da cidade mais sustentável.

O projeto Novo Bauhaus Europeu parte de uma iniciativa criativa e interdisciplinar que abre espaço de diálogo para o futuro, tendo em vista projetar futuras formas de viver e posicionar-se no cruzamento entre arte, cultura, inclusão social, ciência e tecnologia. A iniciativa pretende levar a sustentabilidade às cidades onde vivemos e exigir um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável, inclusivo e “belo” para a mente e a alma de todos.

Esta iniciativa aspira a espaços inclusivos e acessíveis, a partir dos quais o diálogo entre pessoas de diferentes culturas, disciplinas, géneros e idades se traduza numa oportunidade de imaginar uma cidade melhor para todos. Significa também uma economia mais inclusiva, onde a riqueza é distribuída e os espaços se pretendem equitativos.

A cidade detém um papel crucial na promoção do desenvolvimento sustentável com foco nas pessoas e no respeito aos direitos humanos, tal é reconhecido na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, onde um dos objetivos é tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis e assim identificar a cultura e a criatividade como uma das alavancas essenciais para a ação neste contexto. Para tal, a cooperação e a partilha de experiências e conhecimentos são fundamentais para fazer da criatividade uma alavanca do desenvolvimento urbano e conceber novas soluções para enfrentar os desafios comuns, dando resposta ao desafio lançado pela UNESCO — “Rede de Cidades Criativas” — com o objetivo de procurar o desenvolvimento e cooperação internacional entre cidades que identificam a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável.

Com esta problemática em mente, o presente projeto, através da colaboração entre seis Instituições de Ensino Superior Nacionais e Internacionais, visa tratar interdisciplinarmente esta problemática através do desenvolvimento de projetos académicos no âmbito disciplinar de design, que possam assim contribuir para uma melhor experiência e vivência na cidade, assim como para um desenvolvimento da cidade mais sustentável, sem perder de vista o seu cariz identitário.

O culminar do projeto termina com a publicação de um catálogo com os projetos desenvolvidos pelas diversas instituições e com a exposição sobre a mesma temática.