Exposição "Magnólia. A Pele de Vera Castro."

Inauguração
18 de março às 18h30

18 março a 18 abril 2022

Vera Barroso Morais de Castro (1946-2010) foi figurinista, cenógrafa, pintora e Professora da Escola Superior de Teatro e Cinema do Politécnico de Lisboa. Em Magnólia – A Pele de Vera Castro, na opinião do Professor Doutor David Antunes, Presidente da ESTC-IPL, «mais do que a memória, o que esta exposição assinala é a presença e influência da Professora Vera Castro no modo de pensar, desenhar e realizar figurinos para teatro e dança em Portugal.

Como a própria sugere no livro O Papel da Segunda Pele, a relação entre intérprete e figurino estabelece-se por um ato de apropriação mútua que, em vez de absorver a autonomia relativa dos dois elementos, enfatiza a liberdade expressiva de cada um e o diálogo entre os dois. Como se faz isto e como se aprende a fazê-lo parece, antes de mais, resultar de um conhecimento profundo de criadores, intérpretes e de matérias e materiais, do que eles têm para dizer e experimentar.

Muitos dos que conheceram Vera Castro referem este conhecimento profundo, que traduzem também por paixão e atenção, e eu, que a conheci apenas em contexto escolar, descrevo como uma impressiva capacidade de escutar o outro, de se fazer discreta, porém elegante e assertiva, calma, todavia em ebulição criativa.»

A exposição vai estar patente no Teatro Garcia de Resende, em Évora.