Lançamento do livro "A dádiva no fim da linha oftalmológica: o caso do Gabinete de Sub-visão do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto"

Autor: Maria Teresa Denis da Silva

Apresentação de: Filipa Carneiro (Diretora Clínica do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa)

Sinopse: Este livro teve por pano de fundo a tese de doutoramento em sociologia da Professora Teresa Denis, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde. A unidade de investigação circunscreveu-se ao Gabinete de Sub-visão do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto e para objeto foi escolhida a dádiva relacional entendida como modelo estruturante da ação social.

A problemática da dádiva conjugou-se com conceitos como os de estrutura e ação, saúde, confiança, interação, estigma, deficiência e inclusão social. De modo que, neste trabalho caracterizou-se e perspetivou-se analiticamente o contexto de interação terapêutica, as práticas sociais leigas e profissionais, os modelos de intervenção, posturas, valores e princípios inerentes ao profissionalismo e à ética relacional, no sentido de captar a existência, para além da prestação de serviços de saúde e de reabilitação, da instauração de uma relação de dádiva que esbatesse as assimetrias profissionais doentes e configurasse as relações sociais, os modos de interação e os afetos.

Efetivamente, a dádiva que estrutura o Gabinete de Sub-visão torna este espaço num “contexto concreto de ação” onde, a dádiva relacional instaura nas relações profissionais-doentes uma teia simbólica que envolve matricialmente as relações sociais para além dos aspetos funcionais assumindo, simultaneamente, as componentes de estrutura e ação.

Saiba mais sobre as publicações do Politécnico de Lisboa