Lançamento do livro "Segurança Estrutural: Uma introdução com aplicações à segurança de estruturas existentes"

Autor: Luciano Jacinto

Apresentação de: Luís Oliveira Santos (Laboratório Nacional de Engenharia Civil - LNEC)

Sinopse: As expetativas da sociedade relativamente à segurança das construções são muito elevadas. A ocorrência de colapsos estruturais é em geral muito pouco tolerada, em especial quando estão envolvidas perdas humanas. Por este motivo o tema da segurança estrutural tem merecido a atenção de muitos investigadores ao longo dos tempos. Visto que o problema do dimensionamento e verificação da segurança das estruturas envolve tomar decisões em face de incertezas significativas, tais investigadores têm defendido que a abordagem probabilística do problema é a mais consistente e satisfatória.

Os critérios de segurança definidos nos modernos regulamentos de segurança estrutural, de que são exemplo os Eurocódigos Estruturais, têm por base métodos probabilísticos, ou semi-probabilísticos. A aplicação de métodos probabilísticos, muito encorajada atualmente na área das estruturas existentes, apresenta, porém, alguns desafios. Por um lado, verifica-se uma quase total ausência da teoria da fiabilidade estrutural nos currículos da maioria dos cursos de engenharia civil ministrados no país. Os alunos terminam os seus cursos com pouca formação nessa área, de modo que terão alguma dificuldade caso dela necessitem na sua vida profissional. Por outro lado, trata-se de uma área com muito pouca divulgação na língua portuguesa, e os livros existentes na língua inglesa, apesar de bons, são de um modo geral relativamente complexos. O presente livro procura dar uma resposta positiva a esses desafios.

Saiba mais sobre as publicações do Politécnico de Lisboa