Lançamento do livro "Sistemas de Comunicação Digital"

Autor: Carlos Eduardo de Meneses Ribeiro

Apresentação de: Fernando Duarte Nunes (IST e IT) e Manuel Martins Barata (ISEL)

Sinopse: Este livro foi escrito durante mais de duas décadas, no âmbito da Unidade Curricular de Telecomunicações I do curso de Licenciatura em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações e de Computadores e do curso de Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações do ISEL. Dada a crescente importância dos sistemas de comunicação digital, uma introdução a este tema deve corresponder ao primeiro contacto dos estudantes com a área das telecomunicações. Este livro foi escrito com esse propósito, abordando os sistemas de comunicação digital entre dois pontos, através de um canal de comunicação passa-baixo. Apresenta os conceitos e discute os compromissos entre a qualidade e os recursos disponíveis num sistema de comunicação digital e tem como principais temas:

• Teorema da amostragem de Nyquist-Shannon;
  • Codificação de sinais por modulação de impulsos;
  • Códigos de linha binários;
  • Modelo do canal AWGN e recetor ótimo;
  • Codificação M-ária;
  • Codificação para controlo de erros.

Este livro é essencialmente pedagógico, pelo que no final são apresentadas atividades distintas para que os estudantes possam consolidar conhecimentos: perguntas teóricas; exercícios resolvidos; exercícios propostos
com soluções; e exercícios a resolver recorrendo a ambiente de programação. O público-alvo deste livro são os estudantes das licenciaturas em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações, Eletrotecnia ou Redes de Computadores, no âmbito de uma primeira unidade curricular de sistemas de comunicação digital. Este texto é propedêutico de temas mais avançados, dado que os conceitos básicos são os mesmos, pelo que é um bom auxiliar para estudantes mais adiantados.

Saiba mais sobre as publicações do Politécnico de Lisboa